Rotina de catadores de reciclados é retratado em teatro-doc (Foto: Divulgação)

A carreira de Marina Zurita, diretora paulistana radicada em Nova Iorque, ganha novo capítulo: ela volta ao Brasil em agosto para retomar pesquisas de campo para o projeto Riven, montagem de teatro documental criado a partir de depoimentos de catadores de material reciclável no país. Realizado em colaboração com as atrizes brasileiras Laila Garroni e Josanna Vaz, o espetáculo tem recebido apoio de diversas instituições, a partir de residências artísticas e financiamento nos Estados Unidos.

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“Cada projeto teatral requer um tipo de processo. No caso de Riven, a peça pede muito estudo de campo e imersão na cultura dos catadores. Volto com o intuito de me aprofundar ainda mais nessa realidade”, diz Marina sobre Riven, palavra que na tradução literal quer dizer “dividida”, mas que enquanto título a diretora traduz para “Ruptura.

Uma versão prévia de Riven, premiada pelo NYC Women’s Fund, foi apresentada em Manhattan no dia 3 de junho, no teatro BRIC Arts (NYC). A trama se desenvolve a partir da história de Melina e Alessandra, mulheres que trabalham como catadoras em uma cooperativa de materiais recicláveis. A dicotomia entre a importância da reciclagem e o preconceito com que as trabalhadoras do setor são vistas é um dos destaques da montagem, que traz em cena as duas personagens separando intermináveis montanhas de materiais em um dia a dia exaustivo de trabalho enquanto precisam enfrentar um mundo caótico do lado de fora, lidando com os descartes da sociedade e com os acúmulos emocionais de suas próprias vidas.

“Meu intuito é reencontrar pessoas que entrevistei na época do inídio da pesquisa, em especial nas cooperativas Vira Lata, Filadélfia, Glicério e Reci-Favela. Nessa nova fase de pesquisa, o meu objetivo é não só dialogar com os entrevistados sobre as suas realidades enquanto catadores, mas também sobre o enredo da peça e suas personagens.

Desejo saber suas opiniões sobre a história que criei ao lado de minhas colaboradoras Laila Garroni e Josanna Vaz. Como artista, acredito que o teatro documental requer uma etapa no processo em que o sujeito documentado tenha abertura para opinar sobre o retrato de sua imagem. Chego no Brasil buscando incluir os catadores entrevistados no próprio processo de criação da peça Riven/Ruptura”, reflete a determinada Marina Zurita.


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Rotina de catadores de reciclados é retratado em teatro-doc

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