Em show enérgico na noite deste domingo (12), The Offspring deixou o pessoal que lotou a casa de shows Credicard Hall, na zona sul de São Paulo, sem sentir a mínima dor de cotovelo de tê-los ou não tê-los visto no Rock in Rio, quando se apresentaram um dia antes. Como no megafestival carioca não tiveram o espaço que muitos apontaram como necessário para uma banda dessa magnitude (veja mais aqui), a noite paulistana foi igualmente recheada de clássicos do conjunto imortalizados nos anos 1990 e início dos 2000, mas com uma resposta excelente do público e até comparação do guitarrista Kevin Wasserman, o Noodles, entre o show na capital paulista e carioca.

Com um playlist praticamente igual ao do dia anterior – e da maioria de sua turnê (até na ordem das músicas) -, o quinteto americano começou mostrando a que veio com a clássica All I Want, cantada por boa parte da plateia, formada em sua maioria por jovens com a idade girando em torno dos 25 anos e que obviamente viveram a melhor fase de The Offspring.

A boa resposta dos presentes foi muito por causa do início do show e da energia que Dexter Holland, o vocalista, já colocou nas outras duas seguintes (Bad Habit e Come Out and Play), além de California Sun, cover dos Ramones.

A nova Days Go By foi tão bem recebida quanto tocada nas rádios, mas o The Offspring sabia porque as pessoas estavam lá. É fácil afirmar isso já que, em seguida, levaram com um peso maior que o que podemos ouvir nos álbuns as conhecidíssimas Original Prankster, Mota e Staring at the Sun.

As famosas rodas de mosh – o velho bate-cabeça – iam se formando aqui e ali na pista normal, mas com boa intensidade, diferentemente da pista Premium, que reunia os mais revoltosos somente em frente ao palco.

(Nota que não poderia deixar de ser comentada: antes do show do Rancore, que abriu com honestidade a noite, pista vip e pista normal trocaram “coros”. Os que pagaram mais caro, começaram, criaram e entoaram um “ei, pista, assiste do telão”, enquanto que os da normal, munidos de bexigas coloridas que atacavam em direção aos insultantes, responderam com “ei, pista vip, vocês não tem balão”. Mais uma batalha de classes).

Depois das três canções seguidas no melhor estilo hardcore, o grupo deu uma abaixada na poeira com o ska What Happened to You? e a baladinha, que é nova, Kristy, Are you Doing Okay?

Já eram 11 canções tocadas de um espetáculo que iniciou às 21h10. Aí, vieram duas das mais queridas pelos fãs (Want you Bad e Hit That), para vir um dos hinos dos anos 1990, Why Don’t you Get a Job?, que foi uma chamada perfeita para a canção homônima ao álbum de maior sucesso comercial do grupo, Americana.

You’re Gonna Go Far Kid foi um bom aditivo para a seguinte, outra do calibre de Why Don’t you Get a Job, que é Pretty Fly (for a White Guy). O delírio do público era visível com a impressionante sequência de hits.

Então, era a hora perfeita para tocar uma das músicas mais, digamos, sérias do Offspring. The Kids aren’t Alright veio no momento certo, antes da pausa para o coro, inteligentemente pensado para dar um fôlego aos presentes, que viam os anos 1990 passarem diante de seus olhos.

A parada foi rápida e os cinco integrantes voltaram fazendo a melhor média possível, com o grito “Oh oh oh, Brasil, Brasil”. E foi aí que Noodles comparou a noite paulistana com o Rock in Rio, finalizando em bom português: “Obrigado, São Paulo. Obrigado, Brasil!”

O último hit dos americanos – Can’t Get my Head Around you – foi tocado incitando ainda mais pulos e rodas de mosh para o Gran Finale, com o derradeiro clássico do show, Self Esteem. Muitos ali, cientes do final do show, cantaram esta última a plenos pulmões, como faziam há 15, 16 anos.

Faltaram músicas que todo fã do Offspring não deixaria de for a de uma playlist básica, como Gone Away, Feelings, She’s Got Issues, Hammerhead e Gotta Get Away? Sim, mas nada que atrapalhasse a perfeita apresentação de 1h10, sem problemas técnicos e desfile de outros clássicos também imprescindíveis na história que a banda criou e vem mantendo firme.


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The Offspring dosa bem os clássicos com novas canções e mostra fôlego total em São Paulo