Em 1965, os já consagrados Beatles lançaram seu melhor disco até então. Rubber Soul foi recebido pela mídia e pela crítica de braços abertos e rapidamente aclamado melhor disco de rock de todos os tempos até então. Com faixas como “Michelle” e “In my life”, o álbum atingiu o top da Billboard logo em seu lançamento.

O feito do quarteto de Liverpool era tamanho que Brian Wilson, vocalista e principal compositor dos Beach Boys, entrou em crise criativa. A cabeça pensante da maior banda de rock dos Estados Unidos não podia acreditar na qualidade de gravação e produção que Rubber Soul tinha. Só havia uma coisa que ele podia fazer quanto a isso: Gravar um disco melhor.

E foi justamente o que ele fez. No ano seguinte, Brian Wilson finalizou a obra-prima dos Beach Boy. Pet Sounds foi um marco na carreira da banda que almejava ser maior que os Beatles. O álbum foi gravado por Brian praticamente sozinho. Compôs, arranjou, trancou-se no estúdio com músicos de apoio para gravar e produziu. Os outros membros da banda, seus irmãos Denis e Carl Wilson mais Mike Love e Al Jardine somente colocaram os vocais.

Apesar disso, o disco é a cara dos Beach Boys e mesmo com God Only Knows tendo sido lançada como single de Brian Wilson solo, fica impossível dizer que aquelas músicas não eram da banda.

Logo na primeira faixa, a mais do que clássica Wouldn’t it be nice, da pra ver que a obssessão de Wilson fez com que ele fosse além da tecnologia que tinha em mãos. Wilson conseguiu uma captação perfeita dos instrumentos e uma linha de arranjos vocais que atingem uma sonoridade que nunca havia sido conseguida até então.

You still believe in me é um belo exemplo do que os Beach Boys queriam. Uma levada tranquila, com percussão leve e muitos sons ambientes como sinos de bicicleta e uma buzina.

A guitarra havaiana de That’s not me contrasta com a linha vocal inconfundível da banda, no melhor estilo cinquentista de grupos como The Four Freshman e The Etiopians. A percussão apresenta novamente muitos elementos diferentes à faixa, o que enriquece demais sua orquestração.

Don’t talk embalou muitos bailinhos até o começo dos anos 70 e tem violinos de fazer inveja. Na sequência vem I’m Waiting for the day que é a trilha sonora perfeita para o pôr-do-sol na praia. Mostra a face “pra cima” dos primeiros LP’s da Banda como Surfin’ Safari e Surfer Girl que os colocaram no topo nos EUA.

A instrumental Let’s go away for a while abre caminho para a mais britânica de todas as faixas do álbum. Sloop John B é a mais influênciada pelas levadas de Rubber Soul mas com um passo a frente no que diz respeito a técnicas de gravação.

O estalar de cascos da o tom do primeiro single de Pet Sounds, God only Knows, que é considerada por muitos a melhor música do disco. Os vocais dos irmãos Wilson surpreendem pela quantidade de faixas sobrepostas, novidade na época.

O naipe de metais de I know there’s an answer é incrível. Sua linha de baixo junto às guitarras havaianas merecem destaque. Na faixa seguinte, Here today, os antes festeiros garotos da praia, trabalham uma harmonia que com certeza serviu como plataforma para muitas bandas de rock psicodélico dos anos 70 como o próprio The Doors.

A mais bela letra do álbum se encontra na faixa 11, I just wasn’t made for these times em referência ao que Wilson chamava de “a perda da inocência dos anos 60”. Bucólica e triste mas sem perder a alma dos Beach Boys

A experimental faixa-título conta com incontáveis elementos rítmicos, como arranjos de corda, metais, mais uma vez surpreendendo pela qualidade de gravação. Fazer experiências com muitos instrumêntos em gravação com oito canais definitivamente não é para qualquer um.

Um outro single que foi para o top 10 da Billboard é a bela Caroline, no que com os agudos afiados e ritmo marcante fecha o mais importante disco de toda a carreira dos Beach Boys.

Muitas coisas são ditas a respeito do declínio que a banda sofreu depois do lançamento de Pet Sounds. Esse fato quase que certamente tem a ver com o lançamento do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band que superou a menina dos olhos de Brian Wilson. Depois disso o compositor envolveu-se em diversos problemas com drogas, o que gerou seu afastamento da banda, deixando-o apenas como colaborador pouco frequente.

O salto técnico que os Beach Boys conseguiram com esse disco é incontestável. Pet Sounds é a mais bela pérola que este quinteto da California deu ao mundo. E o mundo os reconhece como a única banda que, pelo menos até o meio dos anos 60 conseguiu ser tão importantes quanto os Beatles.

Artista: Beach Boys
Álbum: Pet Sounds
Gravadora: Capitol
Ano: 1966

Faixas

1 – Wouldn’t it be Nice
2 – You Still Believe in Me
3 – That’s Not Me
4 – Don’t Talk (put your head on my shouder)
5 – I’m Waiting for the Day
6 – Let’s Go Away for a While
7 – Sloop Jonh B
8 – God Only Knows
9 – I Know There’s an Answer
10 – Here Today
11 – I Just Wasn’t Made For These Times
12 – Pet Sounds
13 – Caroline, No
14 – Epilogue (Brian’s Dogs)


int(1)

Disco Clássico - Pet Sounds dos Beach Boys