Ser mais pop do que a idolatrada saga Crepúsculo é tarefa praticamente impossível – mas a trilha sonora da trilogia tem mesmo é vocação para ser indie. A autora Stephenie Meyer fez questão de que as bandas escolhidas para ambientar o romance entre Edward e Bella estivessem em sua lista de favoritas.

O resultado foi uma trilha pra lá de eclética: desde os gigantes do Muse e do The Killers até Thom Yorke, vocalista do Radiohead, e bandas indie como Grizzly Bear e Bon Iver.

Com o lançamento do novo filme da saga, Eclipse, o padrão se repete com uma trilha cheia de nomes “alternativos” como Beck, Natasha Khan (do Bat for Lashes), Florence and the Machine, Metric, The Dead Weather, Vampire Weekend, The Black Keys e Band of Horses.

Três craques da editoria do Virgula Música, Jean Felipe, Stefanie Gaspar e Camilo Rocha, analisaram a nova trilha faixa-a-faixa para você ter uma ideia do que esperar. Confira:

MetricEclipse (All Yours) A terceira parte da saga Crepúsculo começa gélida e romântica. Só com voz, violão e piano, Emily Haines e seu Metric cantam a música perfeita para o triângulo amoroso entre Bella Swan, Edward Cullen e Jacob Black. (JF)

Muse Neutron Star Collision (Love Is Forever) O Muse começa suave e depois parte para seu pesado rock no tema oficial do filme. A canção tem um clima bem romântico e heróico, e deve encaixar bem no confronto do vampiro Edward e seus inimigos. (JF)

The BraveryOurs Para dar uma balanceada na trilha, The Bravery vem com um rock mais animado e com um refrão bem sacado. Com uma pegada meio anos 80, a faixa pode fazer sucesso nas pistas. (JF)

Florence and The MachineHeavy In Your Arms A canção se encaixa perfeitamente com o clima “vampirístico” do filme. Com um clima dark e toques de trip-hop, Florence canta com uma voz grave que soa bem pesada. Dá pra imaginar os vampiros vilões do longa-metragem entrando em cena com a música. (JF)

Sia My Love Outra balada de arrasar o coração. Só com piano e a voz suave de Sia, a música soa melancólica e a trilha exata para os vampiros da saga Crepúsculo. Música para a reflexão dos imortais que curtem sangue humano? (JF)

Fanfarlo Atlas O indie pop dos suecos do Fanfarlo ficou ainda mais dançante e “fofinho” em Atlas, uma faixa que consegue criar uma atmosfera doce para a história de Eclipse sem ser piegas ou exagerar na melancolia. Embora falte força para a faixa, que é certinha demais e às vezes resvala na armadilha de parecer música de elevador, a canção dá o tom para o clima intimista do casal Edward e Bella. (SG)

The Black Keys Chop and Change Esta não está no álbum mais recente do Black Keys, Brothers, mas não ficaria nada deslocada em meio às faixas do novo trabalho do grupo. A faixa capricha no clima rock/blues, em um som bem produzido mas que mantém um pouco da sujeira instrumental. (SG)

The Dead Weather Rolling In On a Burning Tire Muita sensualidade, violência e clima roqueiro na excelente faixa do The Dead Weather. Os vocais de Alison Mosshart conseguem trazer para a música toda a agressividade que a história melosa de Eclipse não têm. Se Eclipse fosse True Blood, a faixa do The Dead Weather com certeza daria o clima para uma cena cheio de sexo, sangue e rock ‘n roll… (SG)

Beck and Bat For Lashes Let’s Get Lost O que distingue o Bat For Lashes é a voz intensa de Natasha Khan e a atmosfera sombria das canções de seu projeto. Mas não é possível ouvir nada disso em Let’s Get Lost, que traz uma Natasha Khan apagada e o compositor Beck ainda mais fugaz. Uma música para tocar no fundo das cenas românticas entre Bella e Edward, mas nada além disso. (SG)

Vampire WeekendJonathan Low – O Vampire Weekend deixou de lado todas as suas influências de ritmos africanos presentes principalmente em seu primeiro álbum e entrou de cabeça nas melodias pop em Jonathan Low. A música promete ser a trilha perfeita para um momento tranquilo entre Edward e Bella (com direito a jardim repleto de flores, céu azul e borboletas voando). (SG)

UNKLE (featuring the Black Angels) – With You In My Head A união do projeto eletrônico UNKLE com a banda psicodélica The Black Angels resultou numa faixa que misutra referências de anos 60 (quase Simon & Garfunkel) com anos 80 (Love & Rockets). Imagine um Animal Collective que toma Red Bull em vez de chá de cogumelo. (CR)

Eastern Conference ChampionsA Million Miles an Hour Indie rock angustiado, tenso, alternando som cheio e vazio, perfeito para cenas onde Bella ou Edward parecem confusos ou ansiosos à espera de algo importante. A banda já encurtou seu seu nome para ECC, mas a (sábia) decisão só veio depois que a trilha de Eclipse já tinha sido fechada. (CR)

Band of Horses Life on Earth Um clima bem folk, de entardecer, de encostar a cabeça no ombro, é a característica desse rock rural. Vocais sonhadores e guitarras carinhosas embalam a música que é uma das mais bonitas da trilha sonora. (CR)

Cee-Lo Green What Part Of Forever O cara que é a voz do Gnarls Barkley vem numa toada empolgada, assobiando cheio de esperança, num clima de “o pior já passou” (leia a letra). A batida e as guitarras correm pra acompanhar esse clima apaixonado. Abra a janela, deixe o sol entrar. (CR)

Howard ShoreJacob’s Theme – A única faixa realmente de “música de cinema”. O tema do menino-lobo é uma peça intimista de piano e cordas discretas. Shore é um veterano de trilhas: já fez Senhor dos Anéis, Quarto do Pânico e O Aviador. (CR)

HoriEterno Para VocêFiuk e banda fazem uma participação especial na edição brasileira da trilha de Eclipse. É uma balada chorosa e dolorida. O tema vampiresco certamente foi a inspiração deste trecho aqui: “Vou sangrar até morrer se você não ficar”. (CR)


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Conheça faixa a faixa a trilha sonora de Eclipse

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