Veja imagens do filme Black Swan, com Natalie Portman e Mila Kunis
Créditos: divulgacao
Quando Cisne Negro foi anunciado, todas as atenções estavam voltadas para a polêmica cena de sexo de Natalie Portman e Mila Kunis. Se o filme fosse um fracasso, seria lembrado por tal sequência, mas, felizmente, não foi o caso. O terror psicológico de Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho e O Lutador) ambientado no universo do balé está indicado em cinco categorias no Oscar.
O filme conta a história de Nina Sayers (Natalie Portman), uma dedicada – e delicada – bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Ela vive com a mãe, Erica (Barbara Hershey), uma ex-bailarina que zelosamente apoia a ambição profissional da filha, porém exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o director artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre (Winona Ryder), para a produção de abertura da sua nova temporada, O Lago dos Cisnes, Nina surpreendentemente é escolhida.
Porém, O Lago dos Cisnes exige uma bailarina que encare os dois papéis ao mesmo tempo: a princesa Odette, o Cisne Branco, frágil, inocente e graciosa e Odile, o Cisne Negro, que representa a malícia e a sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no primeiro papel, mas Lily (Mila Kunis) é a personificação do segundo. À medida que vai se aproximando a data da estreia, a rivalidade entre as duas aumenta. É quando Nina começa a ficar mais em contato com seu lado escuro, o que pode ser uma ameaça à sua integridade.
Curiosidades
O roteiro de Cisne Negro levou 10 anos pra ficar pronto e desde o começo Darren Aronofsky estava envolvido com Natalie Portman. A princípio, se chamava The Understudy (algo como O Substituto/O Suplente), escrito por Andres Heinz, e seria ambientado no mundo do teatro de Nova York. O cineasta gostou, mas sugeriu que fosse alterado para o balé.
Aronofsky revelou à jornalista Ana Maria Bahiana que pensou na ideia depois de conversar com irmã, bailarina, sobre a dualidade da personagem no clássico do balé O Lago dos Cisnes. “A ideia da personalidade fracionada, a possibilidade do outro, do duplo, sempre me fascinou. Creio que a raiz mais profunda deste projeto está O Duplo, de Dostoievsky“, disse ele. Ainda sobre o primeiro roteiro, a personagem de Portman, Nina, era originalmente chamada Alexandria.
Mas não foram apenas 10 anos moldando os escritos. O cineasta teve muita dificuldade de levar o filme pra frente, por ser um projeto “muito pessoal”, e recebeu vários “nãos”… até que a Fox Searchlight finalmente disse sim, apenas a duas semanas do início das filmagens. Porém, o orçamento era tão apertado que quando Natalie teve uma costela deslocada durante ensaio, não tinha um médico para atendê-la. Ela disse que, se precisava cortar itens do orçamento, poderia tirar seu trailer. No dia seguinte, o “camarin” tinha ido embora.
Rachel Weisz e Jennifer Connely foram cogitadas para o papel de Nina, enquanto Meryl Streep quase foi a mãe da personagem – que acabou nas mãos de Barbara Hershey. Blake Lively, estrela da série Gossip Girl e uma das mulheres mais desejadas do mundo, foi cotada para ser a personagem Lily, o “lado negro” da protagonista. De acordo com o programa de rádio Fresh Air with Terry Gross, Natalie recomendou Mila Kunis após saber que ela já tinha tido alguma experiência como dançarina. Darren confiou tanto na dica, que convidou a atriz por Skype, sem que precisasse fazer teste.
Natalie emagreceu 9kg para ficar na forma de uma bailarina. Ela treinou durante meses, com a ajuda de Georgina Parkinson, estrela do Royal Ballet e solista do American Ballet Theatre, para marcar as diferenças estéticas entre o tipo de dança das duas personagens de Lago dos Cisnes. Duas semanas antes das filmagens, a professora de 71 anos faleceu. Apesar de muitas das danças serem de autoria da atriz, ela contou com a bailarina profissional Sarah Lane como dublê nas cenas da cintura para baixo.
O diretor, Darren Aronofsky, imaginou contar a história do filme como parte da trama de O Lutador e estava desenvolvendo um projeto sobre um affaire entre uma bailarina e um lutador, mas percebeu logo depois que unir dois universos bem distintos era demais para o filme.
Assista ao trailer de Cisne Negro:
Featurette: Natalie conversa com Aronofsky sobre os espelhos no filme:
Natalie Portman comenta o filme no Letterman:
Leia também:
– Veja um perfil de A Rede Social, de David Fincher