The Grandmasters, de Wong Kar Wai
A 63ª edição do Festival de Berlim extenderá seu tapete vermelho a estrelas de todas as idades e perfis, embora seja dominado pelas divas francesas, em meio ao desfile de candidatos a receber o Urso de Ouro pautado, neste ano, pelos efeitos colaterais da crise mundial.
Catherine Deneuve como uma mulher madura em fuga, Juliette Binoche como a escritora Camille Claudel internada em um centro psiquiátrico e, Isabelle Hupert, na brutalidade de um convento, serão parte do mosaico de “mulheres fortes” do festival, definiu o diretor, Dieter Kosslick, ao apresentar nesta segunda-feira a programação completa.
O Festival de Berlim, que acontece de 7 a 17 de fevereiro, abrirá a temporada de grandes festivais europeus, com um desfile de beldades que inclui ainda os atores Matt Damon, Jude Law, Nicolas Cage, Jeremy Irons, Paul Rudd, Shia LaBeouf e Ethan Hawke, novamente acompanhado de Julie Delpy.
Será um tapete vermelho para várias gerações, anunciou Kosslick, que incluirá como convidada Anita Ekberg, a musa de Federico Fellini, dando aulas a jovens diretores da oficina de ideias batizada de Talent Campus.
O Festival de Berlim trará de volta River Phoenix, morto em 1993 por overdose, protagonista do filme Dark Blood, de George Sluizer, lançado somente em 2012, quase 20 anos após sua morte, em uma sessão especial do festival.
A seleção oficial será composta por 19 filmes competindo – entre eles, longas de Gus Van Sant, Steven Soderbergh, do iraniano Jafar Panahi e do bósnio Danis Tanovic (Oscar por Terra de Ninguém).
Representando a América Latina estará Gloria produção chileno-espanhola de Sebastián Lelio, com Paulina Garcia interpretando outra mulher madura em busca do amor que, segundo Kosslick, assim como Deneuve, transmite um otimismo promissor.
Van Sant competirá com Promised Land, interpretado por Matt Damon e Frances McDormand, que conta a história de um coletivo que expropria um consórcio energético de suas terras.
Enfocando outro coletivo de deserdados se encontra An Episode in the Life of an Iron Picker, de Danis Tanovic, filme pelo qual Kosslick admite ter um carinho especial, além de Uroki Garmonii, do estreante Emir Baigazin, estreia do Cazaquistão em competição.
Soderbergh é representado pelo thriller Side Effects, protagonizado por Jude Law, enquanto Jafar Panahi volta com Parde, dois anos após ser membro à revelia do júri do festival – por estar preso em Teerã – e como expoente, diz Kosslick, da capacidade de fazer cinema apesar de sua inabilitação pelo regime de Teerã.
O festival será aberto com The Grandmaster, filme fora da mostra competitiva, do cineasta chinês Wong Kar Wai, presidente do júri.
David Gordon Green trará a comédia Prince Avalanche, com Paul Rudd e Emile Hirsch como trabalhadores de uma rodovia que vão passar o verão longe de sua cidade e se questionam sobre suas vidas, e seu compatriota Fredrik Bond estreará como diretor com The Necessary Death of Charlie Countryman, com LaBeouf.
O cinema francês compete com Juliette Binoche em Camille Claudel, 1915 de Bruno Dumont; Deneuve em Elle s’en va, dirigida por Emmanuelle Bercot, e La Religieuse, de Guillaume Nicloux, com Pauline Etienne e Isabelle Huppert.
A anfitriã Alemanha estará representada por Layla Fourie, de Pia Marais, acompanhada de Gold, de Thomas Arslan e interpretado por uma das musas domésticas da Festival de Berlim, Nina Hoss.
Kosslick destacou ainda a participação de filmes do leste europeu, como o russa A long and happy Life, de Boris Khlebnikov e a romena Polizia Copilului (Child’s Pose), de Clin Peter Netzer.
Fora de competição serão exibidos o novo encontro romântico entre Ethan Hawke e Julie Delpy, em Before Midnight de Richard Linklater, assim como Nigth Train to Lisbon, de Bille August, com Jeremy Irons.
O cinema de tom político estará representado com o documentário de Ken Loach The Spirit of ’45, sobre a pobreza gerada pelo thatcherismo, e Fatal Assistance, de Raoul Peck, sobre o desvio da ajuda humanitária ao Haiti.
A segunda mostra do festival, Panorama, animará a Festival de Berlim com Don Jon’s Addiction, protagonizado por Scarlett Johansson e Julianne Moore, e Lovelace, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, com Sharon Stone.
Nessa seção se projetará a última filme de Isabel Coixet, Ayer No Termina Nunca, com Javier Cámara e Candela Peña e nova contribuição ao Festival de Berlim da diretora espanhola após Minha Vida Sem Mim (2003), Fatal (2008) e Escuchando al Juez Garzón (2012).