Em sua 15a edição, o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução, evento de mercado do cinema brasileiro realizado que acontece no âmbito da programação da 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte entre 24 e 29 de setembro, apresentando ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.
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O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.
São mais de 60 convidados, de 20 países: Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Suíça e Uruguai. Do Brasil, participam convidados de 14 estados: Acre (1), Alagoas (1), Bahia (4), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Minas Gerais (9), Paraíba (2), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (1) e São Paulo (3). São representantes da indústria mundial do audiovisual, agentes de vendas, distribuidores, tutores, representantes de fundos de financiamento, programadores de festivais internacionais e representantes de players nacionais de circulação multimídia, como dsitribuidoras e canais de streaming e televisão.
A comissão de seleção do Brasil CineMundi este ano seleção 38 projetos para estarem no evento, participarem das rodadas de negócios, acompanharem os seminários e receberem tutoramento de produtores de diversos países para analisar as viabilidades de produção. As categorias de projetos participantes são Horizonte (10 projetos em desenvolvimento), DocBrasil Meeting (6), Foco Minas (7) e Paradiso Multiplica (10), além da categoria WIP Primeiro Corte (5), com longas-metragens em fase de montagem. O comitê de seleção foi composto por colaboradores nacionais e internacionais do Brasil CineMundi: Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meinzolt (Suíça), Séverine Roinssard (França), Pedro Butcher, Ivan Melo (Brasil) e Cecília Gabrielan (Brasil, Universo Produção).
O programa mantém parcerias com instituições e fundos nacionais e internacionais de incentivo à coprodução, desenvolvimento e apoio, que apoiam e distribuem prêmios de participação em eventos de mercado e de desenvolvimento. São eles: Burning (Colômbia), Conecta – CCDoc (Chile), DocSP (Brasil), Embaixada da França no Brasil (França), Fidba – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), Goethe Institut (Alemanha), Maff – Festival de Málaga (Espanha), Nuevas Miradas (Cuba), Projeto Paradiso (Brasil), RIDM – Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá), Ventana Sur (Argentina) e World Cinema Fund (Alemanha). Há ainda a presença e parceria de empresas e órgãos da indústria audiovisual brasileira e internacional, como Anavilhana, DOT, Inhotim, Mistika, Naymovie e O2 Pós, The End e Parati Films (França), que oferecem premiação em materiais e serviços, com o objetivo
de contribuir e incentivar a produção ou finalização dos projetos.
CINEMUNDI LAB – PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2024
O Brasil CineMundi é um evento focado em preparar profissionais do audiovisual para os desafios de produção, distribuição e posicionamento de filmes no mercado global. Desde sua criação, promove capacitação através de atividades que discutem tendências contemporâneas, acordos internacionais e modelos de financiamento, além de incentivar o networking. Em 2025, além de laboratórios de desenvolvimento e workshops internacionais, há painéis sobre direitos autorais e programas como Cine Qua Non Lab e La Fabrique Cinéma, voltados a projetos em desenvolvimento. O evento também explora a evolução do setor audiovisual, impulsionada por inovações tecnológicas, que democratizam o acesso e diversificam a produção e consumo de conteúdos e um ciclo de debates que enfoca o mercado audiovisual brasileiro e suas conexões globais e propõe abordar a profunda evolução pela qual o setor audiovisual tem passado nos últimos anos.
WORKSHOPS
O Brasil CineMundi 2024 traz uma série de workshops internacionais para enriquecer o conhecimento dos participantes sobre liderança, políticas públicas e estratégias de design de audiência no setor audiovisual. O primeiro workshop, Fair Play: Nova Liderança em Cinema e Cultura, será conduzido por Christine Tröstrum, consultora da Biniasz und Partner, da Alemanha. Este programa de treinamento é projetado especificamente para as indústrias cinematográfica e cultural, com o objetivo de estabelecer novos padrões de trabalho em equipe em todos os ciclos de projeto e produção. O treinamento prático permite que os participantes liderem processos sociais com confiança e sucesso, oferecendo espaço para reflexão e diálogo, além de promover o desenvolvimento pessoal. As questões centrais abordadas incluem a criação de uma boa cultura de cooperação e a implementação de mudanças no trabalho diário.
Outro destaque é o workshop Rumo a Novos Modelos de Trabalho Colaborativo na Ibero-América: Políticas Públicas para Promover o Setor Audiovisual, ministrado por Leonardo Ordóñez, assessor do Maff/Festival de Málaga, da Espanha e Chile. O objetivo é identificar as necessidades do setor audiovisual ibero-americano para desenvolver novas políticas públicas que permitam o crescimento do ecossistema setorial. O workshop explora modelos de negócios sustentáveis e networking para financiamento de novas produções, além de analisar políticas públicas pós-pandemia e metodologias de desenho de modelo de negócios como ferramenta de gestão estratégica.
Por fim, o workshop Teste a Sua Estratégia de Design de Audiência será conduzido por Isona Admetlla, coordenadora do World Cinema Fund, da Alemanha. Este programa inclui masterclass, exercícios práticos e sessão de pitching, focando na criação de estratégias audiovisuais. Destinado aos projetos selecionados para o 15º Brasil CineMundi, o workshop oferece treinamento orientado à prática para profissionais do audiovisual.
PAINÉIS
O Brasil CineMundi 2024 apresenta uma série de painéis informativos que abordam temas importantes ao desenvolvimento do cinema independente e a gestão de direitos audiovisuais. O Painel 1: Cine Qua Non Lab: Apoio ao Cinema Independente Global será conduzido por Graciela Guerrero, produtora e diretora de programas do Cine Qua Non Lab, do México, e vai explorar como a organização apoia cineastas independentes através de programas de residência e mentoria. A apresentação destacará a promoção da diversidade e inovação no cinema global, além de discutir as parcerias internacionais e seu impacto na comunidade cinematográfica.
O Painel 2: Introdução ao La Fabrique Cinéma do Institut Français contará com Gabrielle Béroff-Gallard, diretora do La Fabrique Cinéma, da França. Este programa, criado pelo Institut Français em parceria com a France Médias Monde e a Organização Internacional da Francofonia, apoia novos cineastas de países do Sul e emergentes. Dez projetos em desenvolvimento são selecionados e convidados para Cannes, onde recebem suporte personalizado e acesso a atividades e reuniões com profissionais da indústria cinematográfica.
Por fim o painel Clearance de Obras Audiovisuais será apresentado por André Belfort, Marina Florentino e Gisele Paulino, advogados da Drummond, Neumayr, Ragonezi & Falcão Advocacia, de Minas Gerais, com mediação de Ivan Melo, produtor e colaborador do Brasil CineMundi, de São Paulo. O encontro será uma introdução ao processo de clearance, que envolve a análise de riscos e liberação de uso de direitos de terceiros em obras audiovisuais. Serão abordados os conceitos fundamentais de direitos autorais e de personalidade, além de desafios comuns e boas práticas no uso de obras protegidas.
CICLO DE DEBATES
Para aproveitar ao máximo a presença desses profissionais por uma semana em Belo Horizonte, a Mostra realiza o Ciclo de Debates do Mercado Audiovisual Brasileiro, aberto a qualquer interessado e entrada franca, no intuito de abordar as profundas transformações que estão moldando o setor. As mesas devem discutir como a indústria audiovisual brasileira está se adaptando às mudanças tecnológicas, às novas demandas do mercado e à crescente internacionalização das produções. O conteúdo abordará quatro eixos principais: “Transformações, adaptações e inovação”, “Diversidade e inclusão”, “Novos modelos de negócio” e “Conexões globais e oportunidades internacionais”.
As atividades do Ciclo de Debates serão de 25 a 28 de setembro no Teatro João Ceschiatti, dentro do Palácio das Artes. No dia 25, quarta-feira, às 11h, a sessão de abertura do ciclo traz o debate sobre “Políticas Públicas, Transformações e Oportunidades no Audiovisual Brasileiro”. A mesa discutirá como as políticas públicas podem impulsionar o setor em um contexto de inovações tecnológicas e demanda crescente por diversidade. Entre os participantes estão Anna Muylaert, cineasta homenageada; Débora Ivanov, produtora e diretora do Siaesp; Durval Angelo, conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte; Lúcio Otoni, diretor de operações do Cineart Multiplex; Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual; e Paulo Alcoforado, diretor da Ancine, com mediação de Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais Audiovisuais Negros.
No mesmo dia 25, às 15h, o tema “Estados do Cinema Latino-Americano: As Mulheres no Comando” vai discutir a representatividade feminina no setor audiovisual, com participação das cineastas Ana Carolina Soares, Anna Muylaert, Laura Basombrio, Laura Danoso e Sol Infante Zamudio, mediadas pela pesquisadora e curadora Mariana Queen Nwabasili. Ainda no dia 25, às 17h, o debate “Mercado Audiovisual: Transformações, Adaptações e Inovação” focará nas mudanças impulsionadas por novas tecnologias e tendências do consumo, com participação de Antônio Gonçalves Júnior, produtor da Grafo Audiovisual; Camila Lamha, do Canal Brasil; Camila Daher Fink, do Itaú Cultural Play; Márcia Vaz, do Instituto Moreira Salles; Maurício Hirata, diretor da Riofilme; e Vinícius Lobo, da Globo Filmes, com mediação de Pedro Butcher, colaborador do Brasil CineMundi.
No dia 26/9, quinta-feira, às 10h30, a mesa “Estados do Cinema Latino-Americano: Os Estados e suas Ações” discute a dependência de leis e fundos públicos para viabilização de filmes e festivais no continente da América Latina. Os participantes incluem Duiren Wagua, diretor de Bila Burba (Panamá); Eugenia Campos Guevara, produtora da Gentil Cine (Argentina); Gregorio Rodriguez, produtor da Casa Latina Films (República Dominicana); Joana Oliveira, cineasta (Brasil); Lucas Silva, diretor de Posesión Suprema (Colômbia); e Paola Castillo, diretora executiva do Conecta-CCDoc (Chile), com mediação da curadora Ester Marçal Fér.
Ainda no dia 26, às 15h, o painel “Mercado Audiovisual: Diversidade e Inclusão” abordará desafios e oportunidades para promover a representatividade no audiovisual, com Ariel Kuaray Ortega, cineasta e artesão; Jorge Cohen, produtor na Geração 80 Produções (Angola); Luciana Damasceno, diretora de conteúdo da Cardume e membro do Fórum de Streamings Independentes do Brasil; Rodrigo Antônio, diretor de formação e inovação da Secretaria Nacional do Audiovisual – SAv,; e Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais Audiovisuais Negros, com mediação de Mariana Queen Nwabasili.
Em seguida, às 17h, o tema “Mercado Audiovisual: Novos Modelos de Negócio” discutirá formatos de financiamento e distribuição, contando com Cosimo Santoro, world sales da The Open Reel (Itália); Leonardo Ordóñez, assessor do Maff/Festival de Málaga (Espanha/Chile); Letícia Friedrich, produtora e distribuidora da Vitrine Filmes (Brasil); e Meinolf Zurhorst, tutor e presidente da comissão de seleção do Luxemburg Film Fund (Alemanha/Luxemburgo), sob mediação de Pedro Butcher.
No dia 27 de setembro, sexta-feira, às 10h30, a mesa “Estados do Cinema Latino-Americano: As Coproduções e Seus Desafios” abordará a internacionalização do cinema latino-americano, com as presenças de Barbara Marcel, diretora e produtora de Suraras (Brasil); Ernesto Jara Vargas, diretor de Altamar (Costa Rica); Ivette Liang, chefe da cátedra de Produção do Nuevas Miradas (Cuba/Colômbia); Juan Pablo Polanco Carranza, diretor de Carro Pasajero (Colômbia); e Luana Melgaço, sócia da Anavilhana e produtora de Praia Formosa (Brasil), com mediação de Paulo de Carvalho, colaborador do Brasil CineMundi.
Às 15h, o debate “Mercado Audiovisual: Conexões Globais e Oportunidades Internacionais” discutirá a expansão das produções brasileiras, com Ana Alice de Morais, codiretora artística e programadora do RIDM & Forum RIDM (Canadá); André Araujo Virgens, coordenador geral da Secretaria Nacional de Audiovisual; Paulo Alcoforado, diretor da Ancine; Karen Hayashi, gestora do Projeto Cinema do Brasil na ApexBrasil; Mauro Garcia, da Bravi – Programa Brazilian Content; e Morris Kachain, gerente executivo do Programa Cinema do Brasil – Siaesp, com mediação de Pedro Butcher.
Encerrando o Ciclo de Debates, no dia 28/9, sábado, às 11h, o papo “Do Projeto à Tela” apresentará a jornada de projetos de longas-metragens selecionados para o Brasil CineMundi em edições anteriores, celebrando os 15 anos do programa e compartilhando resultados e conquistas. Estarão presentes Ariel Kuaray Ortega, diretor de A Transformação de Canuto (Conexão BCM – Tiradentes, 2022); Clarissa Guarilha, produtora de Levante (9º BCM, 2019); Gustavo Pizzi, diretor de Benzinho (4º BCM, 2013); Haroldo Borges, diretor de Saudade Fez Morada Aqui Dentro (12º BCM, 2021); Renata Pinheiro, diretora de Amor, Plástico e Barulho (2º BCM, 2011); e Thiago Macedo Correa, produtor de Elon Não Acredita na Morte (4º BCM, 2013). A mediação é do produtor Ivan Melo.
MOSTRA DE FILMES
Na celebração dos 15 anos do Brasil CineMundi, há uma seleção de alguns dos títulos de maior repercussão cujos projetos passaram pelo maior programa de coprodução do audiovisual brasileiro, além de aguardadas pré-estreias. O recorte, selecionado pelo colaborador Pedro Butcher, terá filmes em exibição em formato online, na plataforma do evento, e também presencialmente, na capital mineira. Os títulos a serem exibidos em formato presencial são: “Levante”, de Lillah Hallah (2023, RJ/SP); “Elon Não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr. (2016, MG); “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019, Brasil/França); “Benzinho”, de Gustavo Pizzi (2018, RJ); “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro (2013, PE); “Tinta Bruta”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (2018, RS); “A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (2023, PE / SP/ RS); e “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges (2023, BA). Já os títutos com exibição online na plataforma cinebh.com.br são “A Febre”, de Maya Da-Rin (2020, SP); “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sergio Andrade e Fábio Baldo (2016, AM); “Corpo Elétrico”, de Marcelo Caetano (2017, SP); “Los Silencios”, de Beatriz Seigner (2019, SP); e “Peixe Abissal”, de Rafael Saar (2023, RJ).
CONVIDADOS DO 15o BRASIL CINEMUNDI
Ÿ Alfredo Calvino, world sales, Habanero Film Sales, Brasil/Cuba
Ÿ Ana Alice de Morais, programadora, Fórum RIDM, Canadá
Ÿ André Belfort, advogado, Drummond, Neumayr, Ragonezi & Falcão Advocacia, Brasil
Ÿ Argel Medeiros, distribuidor, Olhar Filmes, Brasil
Ÿ Caio Costa, coordenador de produção executiva, Kromaki, Brasil
Ÿ Camila Daher Fink, gestora, curadora e programadora, Itaú Cultural Play, Brasil
Ÿ Camila Lamha, coordenadora da área de aquisição de conteúdo e projetos., Canal Brasil, Brasil
Ÿ Charlotte Uzu (online), produtora, Les films d’ici, França
Ÿ Clarissa Campolina, montadora e diretora, Anavilhana, Brasil
Ÿ Cosimo Santoro, world sales, The Open Reel, Itália
Ÿ Cristina Amaral (online), montadora, Brasil
Ÿ Daniel Queiroz, distribuidor, Embaúba Filmes, Brasil
Ÿ Diana Bustamante Escobar (online), produtora, Burning, Colômbia
Ÿ Diandra Arriaga, world sales, Kino Rebelde, Portugal/México
Ÿ Eugenia Campos Guevara, produtora, Gentil Cine, Argentina
Ÿ Gabriela Sabaté, produtora, Sabaté Films, Paraguai
Ÿ Gabrielle Béroff-Gallard, diretora do La Fabrique Cinéma, Institut Français, França
Ÿ Graciela Guerrero, produtora e diretora de programas, Cine Qua Non Lab, México
Ÿ Gregorio Rodriguez, produtor, Casa Latina Films, República Dominicana
Ÿ Ingrid Lill Høgtun, produtora, Barentsfilm AS, Noruega
Ÿ Isona Admetlla (online), coordenadora, World Cinema Fund, Alemanha
Ÿ Ivette Liang, chefe da cátedra de produção, Nuevas Miradas, Cuba/Colômbia
Ÿ Jorge Cohen (online), produtor, Geração 80 Produções, Angola
Ÿ Julia Alves, produtora, Quarta-feira Filmes, Brasil
Ÿ Leonardo Ordóñez, assessor, MAFF – Festival de Málaga, Espanha/Chile
Ÿ Letícia Friedrich, produtora e distribuidora, Vitrine Filmes, Brasil
Ÿ Luis González, diretor executivo, DocSP, Brasil/Uruguai
Ÿ Lukas Rinner, produtor, Nabis Filmgroup, Áustria
Ÿ Marcia Vaz, programadora, Instituto Moreira Salles, Brasil
Ÿ Meinolf Zurhorst, tutor, presidente do comitê de seleção, Luxemburg Film Fund, Luxemburgo/Alemanha
Ÿ Paola Castillo, diretora executiva, Conecta – CCDoc, Chile
Ÿ Patra Spanou, world sales, Patra Spanou Film, Alemanha
Ÿ Patricia Faria, produtora, Uma Pedra no Sapato, Portugal
Ÿ Rebeca Gutierrez Campos, produtora, Pinda Producciones, Chile
Ÿ Thomas Micoulet, produtor, Haut Les Mains Productions, França
Ÿ Vinícius Lobo, curador de longas de ficção, Globo Filmes, Brasil
Ÿ Walter Tiepelmann, diretor artístico, Fidba #Link, Argentina
Júri Oficial
Ÿ Christine Tröstrum, consultora, Biniasz und Partner, Alemanha
Ÿ Lidia Damatto, distribuidora internacional, MoreThan Filmes, Brasil/Espanha
Ÿ Thiago Macêdo Correia, produtor, Filmes de Plástico, Brasil
Colaboradores
Ÿ Gudula Meinzolt (online), produtora, Autentika Films, Suíça
Ÿ Ivan Melo, produtor, Cup Filmes, Brasil
Ÿ Paulo de Carvalho, produtor, Autentika Films, Alemanha/Brasil
Ÿ Pedro Butcher, crítico de cinema e professor, Brasil
Ÿ Séverine Roinssard, consultora, Parati Films, França
ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 15o BRASIL CINE MUNDI
ANO DE CELEBRAÇÃO
Em 2024, a celebração é em dobro – 18 anos da Mostra CineBH e 15 anos do Brasil CineMundi, dois eventos de grande importância para o audiovisual brasileiro. A cada nova edição, ambos reafirmam seu compromisso em fomentar parcerias produtivas para o cinema nacional, gerando oportunidades de negócios, promovendo a inserção de projetos e profissionais brasileiros em mercados e festivais internacionais. Esses eventos representam um período rico em ideias, encontros, crítica e debates, contribuindo de forma significativa para aproximar culturas e povos, além de ampliar as possibilidades de integração do cinema brasileiro no mercado global.
A Universo Produção se une a patrocinadores, parceiros e apoiadores que compartilham essa visão e renovam o compromisso de incentivar a criação de boas oportunidades de negócios através da cultura. Merece destaque especial a PETROBRAS, que retorna como Patrocinadora Máster da 18ª CineBH e do 15º Brasil CineMundi. Ao assinar a apresentação da Mostra, a PETROBRAS reafirma seu compromisso com a cultura brasileira, como uma força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento.
SOBRE A 18ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA
A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 18ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.
A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da capital mineira com atrações para todas as idades. São mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha, lançamento de livro, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual
SOBRE O BRASIL CINEMUNDI | O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO
O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a programação da 18ª Mostra CineBH e chega a sua 15ª edição 24 a 29 de setembro de 2024 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.
O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.
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A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
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SERVIÇO
18a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
15º BRASIL CINEMUNDI
24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS
Patrocínio Máster: PETROBRÁS
Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia), CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo), FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina), MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba), PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina), WORLD CINEMA FUND (Alemanha).
Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG, CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO ( CUBA)
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
BH NAS TELAS/SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE/PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS
LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
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Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br