W.E., segundo filme dirigido por Madonna
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Para Madonna parece que o sucesso nunca é suficiente. Não basta ser a eterna rainha do pop: ela também quer uma carreira no cinema. E se como atriz ela tem evoluído, como diretora a coisa parece ser bem diferente.
Apesar do massacre de sua primeira experiência na direção, com Sujos e Sábios, em 2008, ela decidiu tentar novamente ano passado. O resultado, W.E., foi lançado na última quinta (1) no Festival de Veneza, e teve como reação vaias e risos (Madonna, porém, foi recebida sob muitos aplausos). Dois trechos do filme podem ser vistos abaixo.
Mas o que, afinal, há de tão ruim assim nele? Segundo os críticos, praticamente tudo, do roteiro ao posicionamento das câmeras, diálogos mal elaborados e uma edição que prejudica a narração – que, aliás, seria falha ao tentar amarrar as duas histórias paralelas.
“Que filme extraordinariamente tolo, narcisista, fatalmente confuso é esse. Ele pode até ultrapassar Sujos e Sábios, a calamitosa primeira tentativa de Madonna como cineasta. Sua direção é tão bagunçada que mal a qualifica como uma direção em si”, destruiu o jornal britânico The Guardian, por exemplo, em um trecho de sua crítica.
W.E. tem como protagonista Wally, uma mulher recém-casada, interpretada por Abbie Cornish, obcecada pelo romance de Wallis Simpson (Andrea Riseborough) e do rei Edward VIII (James D’Arcy, no filme chamado de David), que abdicou do reino britânico para se casar com a americana duas vezes divorciada. Por isso, muitas cenas de supostos flashbacks aparecem no filme, contando a história dos duques de Windsor (título que Edward recebeu após a abdicação).
Além dos problemas com a direção em si, Madonna também foi questionada por sua nítida simpatia por Simpson, uma figura polêmica na vida real, já que existem fortes indícios que a duquesa – e o próprio Edward – teriam ligações com oficiais nazistas. “Eles podem ter sido ingênuos. Isso não significa que eles eram nazistas”, justifica a personagem Wally em determinado trecho.
A cantora preferiu focar na questão da fama, motivo pelo qual ela se interessou pela figura de Simpson. “Eu me identifico com ela, no sentido de que acho que é muito comum que, quando as pessoas se tornam celebridades ou figuras públicas, somos reduzidos a frases de efeito, e você não recebe muito crédito e não tem permissão para ter nada além disso”, explicou Madonna durante a coletiva no Festival de Veneza.
W.E., que inicialmente estrearia no dia 9 de dezembro deste ano, teve seu lançamento adiado para 3 de fevereiro de 2012.