Está em cartaz no Brasil, desde o começo de setembro, Aquarius, do renomado diretor Kleber Mendonça (O Som ao Redor). Muito já se falou sobre o polêmico filme, que foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e foi o vencedor do festival de Amsterdam. Porém, a crítica definitiva ainda não tinha sido feita, qual foi o melhor: Aquarius ou Acquaria, o inovador filme estrelando Sandy e Junior, de 2003?
Com a intenção de deixar o leitor sempre bem informado, assisti aos dois filmes e fiz uma análise ponto a ponto sobre onde cada filme erra e acerta. Não foi fácil, mas cheguei ao resultado final:
Crítica Social
Acredite: a crítica social não está restrita apenas ao filme de Kleber Mendonça. Acquaria se passa em um futuro distópico onde a água é um item raro, o que nos leva a pensar se o premiado e aclamado Mad Max: Fury Road do ano passado não se inspirou no filme de Sandy e Junior de 2003. Os cenários desérticos são muito semelhantes, o que levou Acquaria, na época de seu lançamento, a ser vendido como o “Star Wars brasileiro”.
Do outro lado, Aquarius aborda temas que, de certa maneira, estão mais próximos da nossa realidade, como a especulação imobiliária, a solidão nas grandes cidades e o câncer. Tudo isso de forma muito bem amarrada em um roteiro lento, mas que instiga o espectador do começo ao fim. O filme ganha um tempero ainda mais saboroso quando levamos em consideração que foi lançado em meio a uma das maiores crises já vividas pelas democracia brasileira.
Vencedor: Aquarius
Roteiro
Neste quesito Aquarius ganha com ampla vantagem. O roteiro de Acquaria é arrastado e cheio de falhas. Apesar de ser um mérito (para um filme de público teen), a história começar com quase 10 minutos sem diálogo, o experimentalismo se torna sonolento no meio da jornada. Por exemplo, apesar do problema da falta de água, os personagens parecem viver em relativo sossego. Em nenhum momento do filme sentimos que há um perigo chegando. Tudo está sempre na mais perfeita paz e harmonia. No meio disso tudo, ainda há uma história de amor muito mal resolvida entre Sandy e Gaspar (interpretado por Emílio Orciollo Netto).
Já Aquarius apresenta um roteiro criativo, com personagens bem construídos e com a função narrativa de cada um muito bem definida. As duas horas e meia de filme passam muito rápidas, pois cada cena traz com ela o gostinho de “para onde isso está caminhando?”.
Vencedor: Aquarius
Atuações
Aqui é outra categoria onde Aquarius ganha de lavada. Apesar dos grandes esforços de Sandy, que não consegue brilhar em um papel feito sob medida para ela, e de Junior, que mostra talento, mas em um personagem com pouca relevância, Acquaria tem atuações bem esquecíveis.
Aquarius conta com uma interpretação brilhante de Sonia Braga como protagonista. Só isso já bastaria, mas o filme inteiro é recheado de grandes momentos dos atores, especialmente nas cenas engraçadíssimas de Clara (Sonia Braga) na festa com suas amigas ao som de Reginaldo Rossi, “Recife Minha Cidade” (mas sou de Recife e devo cantar/a minha cidade/o meu lugar/você não entende se não quiser/tem muita cachaça e muita mulher). Momentos gloriosos para os apreciadores do Brasil profundo.
Apenas como curiosidade, vale lembrar que Sonia Braga e Junior já se beijaram em um VMB da antiga MTV.
Vencedor: Aquarius
Trilha Sonora
É difícil estragar uma música de Guilherme Arantes, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, ainda mais com duas belas vozes, como as de Sandy e Junior. O casal de filhos de Xororó cantando “Planeta Água” talvez seja o ponto alto de Acquaria (que mesmo sendo um filme protagonizado por uma dupla de cantores, não é um musical).
Mas Aquarius não estava para brincadeira neste quesito e não é exagero dizer que o filme traz uma das melhores trilhas sonoras de um longa brasileiro da história. De Taiguara a Aviões do Forró, de Roberto Carlos a Heitor Villa-Lobos, de Queen a Reginaldo Rossi, a seleção musical do filme é impecável e sempre no ponto.
Essa playlist é altamente recomendável:
Vencedor: Aquarius
Fotografia
Aquarius cumpre bem o seu papel de mostrar uma cidade tomada pelos grandes empreendimentos e que hoje é apenas uma sombra de algo que já foi década atrás. “Antigamente as pessoas posavam com o carro como se fosse um ente da família, hoje um carro é só um carro”, diz um personagem em uma das cenas. A mensagem do filme é que isso também vale para os apartamentos atuais, o que torna ainda mais desesperadora a dificuldade de Clara, a protagonista, de desapegar do lugar onde passou a maior parte da vida.
A fotografia de Acquaria tem a assinatura de Lauro Escorel, lenda do cinema brasileiro dos últimos 40 anos. Além disso foi filmado no deserto do Atacama e conta com um acabamento praticamente 80% digital, o que foi uma grande ousadia para a época. Difícil escolher um, já que são propostas muito diferentes, mas…
Vencedor: Aquarius
Placar final: Aquarius 5 x 0 Acquaria
No fim das contas, Aquarius venceu Acquaria por uma boa margem, o que não significa que o filme de Sandy e Junior seja totalmente desprezível. Acquaria tem muitos méritos, principalmente o de tentar fazer algo inovador para um público acostumado a filmes mais “fáceis”. Vale pela curiosidade.
Enquanto isso, Aquarius vai além das polêmicas políticas que no fim das contas contaram como propaganda a seu favor. É um filme absolutamente necessário para o Brasil de 2016.
Junior Lima
Créditos: Divulgação