O artista eletrônico The Album Leaf anuncia que seu novo disco, “Future Falling”, será lançado em 5 de maio pelo selo Nettwerk.
O álbum será seu primeiro trabalho original, sem incluir suas inúmeras remixagens, desde seu aclamado álbum Between Waves, de 2016, e apresenta artistas como Kimbra e Bat For Lashes.
Nos últimos sete anos, Jimmy LaValle colocou seu foco principal nos prazos apertados que vieram com filmes e colaborações com aplicativos como Calm, permitindo que o conceito solto do “próximo disco” se estendesse com mais de duzentas demos escritas e dezenas de ideias de álbuns antes das dez faixa que compõem o disco, finalmente se destacassem para ele. Um conjunto fluido, coeso e definitivo, o disco exibe LaValle como emblematicamente inquisitivo e renovado por perspectivas externas.
LaValle explica: “Durante a pandemia, eu criei novas músicas quase diariamente. Eu tinha acumulado uma quantidade assustadora de material novo com o qual eu me sentia conectado, que quase parecia mais um bloqueio. Experimentei muita manipulação de áudio, aprendendo novos truques e me mantendo fiel ao meu amor pelos sintetizadores analógicos”.
“Por fim, me decidi por uma seleção de músicas, e depois de repensar todas elas, mostrei a vários amigos e colaboradores para que contribuíssem. Com essas contribuições, consegui criar um disco que representa tanto o tempo que passo sozinho descobrindo e criando enquanto mantenho o espírito de colaboração pelo qual sempre me inspirei”, continuou.
O desejo de inovação, e a necessidade da pandemia, forçou muitas das colaborações a serem feitas remotamente, tornando LaValle o arranjador de todos os instrumentos: tambores, sintetizadores, chifres, violinos, voz e muito mais. Sem a dinâmica na sala, ele teve mais tempo para experimentar, adicionando e subtraindo sons com a assinatura de LaValle Rhodes usando os sintetizadores, pedais de efeitos e outros componentes eletrônicos de origem analógica. Com várias máquinas, incluindo o Novation Peak e Moog DFAM, como seu motor, LaValle encaminha os sons de regravação e manipulação de tambores e tons para alcançar tudo que sua mente pensa. “Há muito mais exploração, fora da caixa; encontrei um equilíbrio muito bom na criação de música orgânica e analógica, utilizando ferramentas digitais para afinar ainda mais a fonte”. O resultado, misturado por Joshua Eustis(Telefon Tel Aviv), é um exercício magistral de ritmo; a música percorre pulsos e arcos de uma forma que prende a atenção.
Ele compartilha “Near”, uma impressionante colaboração com a artista londrina Bat For Lashes. Ele diz: “Eu havia enviado a Natasha uma canção em que estava trabalhando para ver se ela queria colaborar. Passamos uma tarde em meu estúdio enquanto ela cantava várias ideias . Peguei essas idéias e criei algo novo inspirado por seu vocal. Eu realmente queria criar algo para apoiar a narrativa fantasiosa que ela estava escrevendo. Era tudo muito natural”.