Seis anos desde o lançamento de seu amplamente e elogiado “The Punishment Of Luxury”, os pioneiros da música de sintetizador Orchestral Maneuvers In The Dark (OMD) retornam com seu novo álbum “Bauhaus Staircase”, para 27 de outubro.
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A primeira oferta do álbum é a faixa-título, que serve como um aceno para o amor de Andy McCluskey pela era Bauhaus e o poder da arte de protesto.
“Sou um grande amante das artes visuais, especialmente dos movimentos de meados do século 20”, comenta Andy. “A música é uma metáfora da força e da paixão do artista diante das críticas e adversidades. Quando os tempos são difíceis, os governos tendem a cortar o financiamento para a criatividade, justamente no momento em que as artes são mais necessárias para nutrir nossas almas. Parece apropriado que a música e seu álbum homônimo foram criados durante o Covid”.
Chega como o disco mais explicitamente político da banda e a coroação de seu desejo de ser Stockhausen e Abba – nascido do ímpeto de iniciar novas explorações durante o lockdown quando, como Andy McCluskey admite: “Redescobri o poder criativo do tédio total.”
Predominantemente escrito, gravado e mixado por McCluskey e Paul Humphreys (que recentemente se tornou pai pela segunda vez), a outra principal influência externa de Bauhaus Staircase foi David Watts, conhecido principalmente como um produtor de rock que comandou o recente álbum e mixou duas faixas no novo álbum OMD.
Variando da bela balada film noir de ‘Veruschka’ a ‘Anthropocene’ – um termo para a época atual na evolução da Terra, à sinistra ‘Evolution Of Species’ e à agitada ‘Kleptocracy’ – a maior canção de protesto de OMD – o novo álbum é uma obra-prima ampla, eletrônica e sonora que liricamente aborda os tópicos do futuro. O álbum termina com ‘Healing’ – um momento de calma reflexiva e uma rara coautoria de OMD, com letras da amiga de McCluskey, a cantora e compositora de Liverpool Caroline England, e produção de ATOM TM.
OMD vendeu surpreendentes 25 milhões de singles e 15 milhões de álbuns, o que os estabeleceu como pioneiros do sintetizador eletrônico e um dos grupos pop mais amados da Grã-Bretanha. Seus 13 álbuns incluem os relançados Orchestral Maneuvers In The Dark (1980), Organisation (1980), Architecture & Morality (1981) e Dazzle Ships (1983).
Por direito, OMD deveria estar em semi-aposentadoria, apresentando clássicos como Enola Gay e Maid Of Orleans no circuito de festivais de nostalgia como tantos outros. Em vez disso, eles criaram um álbum marcante digno de seu melhor trabalho. Mas Bauhaus Staircase permanece inconfundivelmente o trabalho de uma dupla que ainda está perfeitamente sincronizada 45 anos após seu primeiro show no lendário clube de Liverpool, Eric’s.