No line up do primeiro dia do Lollapalooza Brasil 2016, que rolou neste sábado (12) no Autódromo de Interlagos, tinha Die Antwoord, Alok, RL GRime, Halsey, Flosstradamus e o gigante Eminem, fortes representantes do rap e da eletrônica mundial. Porém, foram elas, as guitarras altas e distorcidas, que prevaleceram na maior parte do tempo.
Logo no início o duo brasuca The Baggios dava a letra de que ‘o rock não morreu’. Em seguida, o Matanza berrava aos prantos que Bom É Quando Faz Mal, e o público do festival, que é bem diferente dos fãs da banda carioca, o acompanhava. No Palco AXE, os americanos do Vintage Trouble misturavam blues com soul, e no Palco Onix o Eagles of Death Metal mostrava com distorção e suingue que sim, é possível sobreviver a uma tragédia se apoiando na música e no que mais gostam de fazer; um grande show!
(Para quem não sabe, o Eagles of Death Metal teve seu show marcado pelos horríveis atentados de Paris em novembro de 2015)
Tá bom de rock ou quer mais?
Então, toma! Bad Religion fez um show de hinos punk: American Jesus, Generator, Sorrow, New America, Suffer e muitas outras estavam no repertório. Pena que o som não estava dos melhores, com guitarras estridentes realmente altas e nenhum baixo presente. Mas, o público em massa cantou e dançou; seja quem estava assistindo-os pela 1º vez ou relembrando o ótimo show que fizeram lá em 1996, no finado festival Close Up Planet.
Depois, no mesmo palco teve o querido Tame Impala. Impressionante como os australianos se tornaram uma banda que conquista o grande público fazendo um som psicodélico. Não conseguimos pensar em um outro nome que consiga atingir essa marca hoje em dia. Já com banjos, violões e guitarras elétricas, o Mumford & Sons regeu uma multidão a seu favor e criou o momento fofo do festival com seu indie folk. No setlist teve Snake Eyes, Little Lion Man, Believe e Wilder Mind, que dá nome ao mais recente álbum deles, lançado em 2015.
Também teve a Marina and The Diamonds, que após cancelar repentinamente sua participação na edição de 2015, fez realmente sua estreia no Lolla Brasil, e com louvor. Mesmo sendo uma diva indie pop, o que se viu no palco foram instrumentos muito bem executados, além dos figurinos da cantora, que não foram poucos. Quem trocou o show do Eminem por ela, se deu bem.
Para não falar que só o rock fez a cabeça da galera, os sul-africanos do Die Antwoord fizeram um circo de horrores de difícil digestão no Palco AXE. Com muito movimento e apelo sexual, Yolandi e Ninja usavam sintetizadores e beats derivados da house para fritar a cabeça do pessoal. É um som que cai melhor em uma rave, mas o público não se importou e transformou o local em uma enorme pista de dança.
Veja abaixo em fotos como foi o sábado do Lolla. E neste domingo (13) tem mais!