Depois da tentativa de emplacar seu álbum début, a banda norte-americana New York Dolls chamou o produtor Shadown Morton (uma das figuras mais inventivas dos anos 60, responsável por hits de girl groups, como Shangri-Las) para trabalhar em seu segundo disco, Too Much Too Soon (1974).
Apesar do relativo fracasso de vendas deste álbum, que culminou na saída da banda do selo Mercury Records (e nenhum outro selo se interessaria pela banda depois), o New York Dolls foi um dos grupos dos anos 70 mais importantes por terem adiantado o que seria chamado mais tarde como punk rock.
Pautados no rocknroll sujo dos Rolling Stones e no mix de androgenia de Mick Jagger com o glam rock de David Bowie e T. Rex, a banda apresentou uma sonoridade nova, o que pode não ter agradado os ouvidos conservadores da época.
A diferença do primeiro para o segundo disco da banda pôde ser notada desde a primeira faixa, Babylon, não apenas pela guitarra mais limpa, mas também pelo mix de efeitos sonoros de estúdio e backing vocals femininos.
Ironicamente, em vez de a banda pegar mais leve e entrar nos trilhos do rock progressivo na época, o disco trouxe a energia dos Dolls, com riffs de guitarra cheios de personalidade e vocais ora cantados ora gritados.
Apesar de suas músicas mais conhecidas Looking For a Kiss, Jet Boy, Trash, Personality Crises serem do disco anterior, Too Much Too Soon foi o disco, da primeira fase, com um trabalho de produção notavelmente mais sério (a banda parou durante uns anos e voltou com o disco One Day It Will Please Us to Remember Even This (2006), apenas com Johansen e Sylvain Sylvain como integrantes originais).
Depois do lançamento mal-sucedido desse álbum, a banda chamou um novo produtor para seguir com sua proposta, Malcolm McLaren, que ajudou a desenvolver nos Dolls a estética feminina das roupas. Apesar de McLaren abusar da linguagem visual com o Sex Pistols, um ano mais tarde, foi com os New York Dolls que a estética punk/glam teve seus primeiros embriões.
Enfim, assim como aconteceu com o álbum début do Velvet Underground and the Nico, os NYD não foram bem aceitos pela massa e pela crítica da época por apresentarem um modo diferente do da época de tocar rock. Mas, apesar da demora (mais de 30 anos), a banda finalmente recebe seu reconhecimento, tendo excursionado em vários países, inclusive o Brasil, com o seu disco mais recente Onde Day It Will Please Us to Remember Even This.