Dylan já lançou mais de 45 álbuns desde 1962, quando lançou seu primeiro disco, Bob Dylan, dedicado ao folk tradicional. Até então, Dylan era mais um garoto classe média com um violão na mão tentando ganhar a vida com a música. Mas, no ano seguinte, Dylan saltaria de promessa a artista de verdade.
The Freewheellin’ Bob Dylan foi lançado em 1963, contendo apenas duas regravações e de resto, canções de autoria de Dylan. É deste disco o hit Blowin’ In The Wind, que consagrou o cantor como compositor e se tornou um hino do movimento dos direitos civis. Nos versos da música são feitas nove perguntas sobre guerra, vida e morte. Para todas, a resposta é “blowin’ in the wind” (algo como flutuando pelo vento”).
Além desta, canções como a apocalíptica A Hard Rains a Gonna Fall, composta em plena crise dos mísseis em Cuba, quando os americanos achavam que o mundo podia acabar de uma hora para outra; a militante Only a Pawn in the Game, narrando o assassinato de um ativista negro; e o enfático libelo pacifista Masters of War reforçaram a fama de voz de protesto, abordando temas sociais e políticos numa linguagem poética e com a voz anasalada, coisa que para uns era um problema, e para a maioria, um charme de Dylan.
Algum tempo atrás um sonho estranho me veio/ Sonhei que estava caminhando / Na direção da Terceira Guerra Mundial / Eu fui ao doutor no dia seguinte / Para ver quais palavras ele poderia me dar / Ele disse que era um sonho ruim / No entanto eu não deveria me preocupar tanto a respeito / Eram meus próprios sonhos / E estavam somente na minha cabeça diz o trecho que abre Talkin World War 3 Blues, outra música que falava de guerra na visão de um garoto prevendo um futuro nada pacífico.
Dylan nunca recebeu bem o título de salvador. Foi vaiado em Newport, quando empunhou uma guitarra elétrica em um festival de música folk e disse “Sou apenas um cantor e compositor, e mais nada”, costumava repetir.
O disco contextualiza uma época na história e, ao mesmo tempo, é um marco para a música folk, que vê uma vasta gama de cantores de esquerda, incluindo Phil Ochs, Tom Paxton e Judy Collins, ganhar espaço na carona no sucesso de Dylan. Por isso, por protestar e abrir caminho ao folk The Freewheellin’ Bob Dylan é essencial na coleção de quem se diz fã do folk, ou for apenas um apreciador da boa música.
Graças às canções políticas e às mais leves, gravadas no decorrer da carreira, hoje em dia, Dylan é pouco mais do que ícone entre os artistas pop. Mesmo renegando o ligação com o protesto, foi responsável por um processo de conscientização sem precedentes dos jovens norte-americanos que, sem ele, talvez nunca tivessem levado s sério os movimentos e mudanças sociais dos anos 60.