Mais conhecido por ter sido músico de James Brown e George Clinton e pela colaboração em Groove is The Heart, do Dee-Lite, o baixista Bootsy Collins mostrou em três shows no Sesc Pompeia que aprendeu tudo o que podia com estas lendas e já se credenciou a se tornar, ele próprio, um profeta do funk.

Na apresentação que encerrou a série, no domingo (27), o clima de catarse baixou sobre o público e os próprios músicos da Funk Unity Band. No fim, eles filmavam a plateia com seus celulares e não se importavam em dividir o palco com dezenas de fãs. No repertório, pedradas como Ahh…The Name Is Bootsy Baby, Mothership Connection, One Nation Under a Groove, Dr Funkenstein, Get off Your Ass and Jam, Take Your Dead ass home e P Funk Party Chant.

Bootsy, como de costume, desceu no meio da galera, em uma experiência que se aproximou de um êxtase religioso. Cabeça a cabeça, ele cumprimentava  seus fãs, interrompendo o ritual apenas para pular com eles como se fossem torcedores em um estádio. 

Se carisma não faltou, o som também empolgava. Com dois tecladistas, três vocalistas – duas mulheres e um cara – , guitarrista, saxofonista, baterista e dois baixistas, a banda batia firme, evocando a P-Funk, de Parliament/Funkadelic.

Na definição de Bootsy, repetida à exaustão, como propaganda: “Funk is to do something out of nothing” (funk é tirar alguma coisa de nada). Para quem não esperava muito de um domingo entristecido pelas notícias vindas de Santa Maria, o culto ao funk virou festa. Corpos em movimento, sorrisos espalhados e a certeza de que uma celebração é sempre um meio eficaz de se propagar a ideia de que a música salva, cura e sempre vence. Aleluia.


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Bootsy Collins provoca êxtase religioso em 'culto' ao funk no Sesc Pompeia

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