O triunfo de Guerra ao Terror, no último dia 7, durante a cerimônia do Oscar deixou duas marcas na história da premiação. Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a receber o prêmio de Melhor Diretor e o filme o mais barato a levar a estatueta de Melhor Filme, categoria mais aguardada e consagrada da festa.

Só não podemos esquecer que, além dessas, a vitória do filme representou mais uma conquista aos filmes de guerra, muitas vezes injustiçados e/ou ignorados no evento da Academia de Artes de Ciências Cinematográficas. Quem não lembra de algumas injustiças, como Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, que perdeu o Oscar para Kramer vs. Kramer de Robert Benton na cerimônia de 1980? Dá para estender essa lista em, pelo menos, sete casos. É o que nós, aqui do Virgula, fizemos. Acompanhe abaixo:

 
M*A*S*H (1970)

O filme de Robert Altman foi um dos primeiros injustiçados. Concorreu em cinco categorias, mas levou apenas o prêmio de Roteiro Adaptado (Ring Lardner Jr.). A trama acontece durante a Guerra da Coréia, quando dois competentes jovens cirurgiões, Duke e Hawkeye, transformam a rotina de horror e sangue em algo divertido e irônico pelo modo como levam a vida. O sucesso foi tão grande que deu origem a série homônima, exibida de 72 a 83.

 

 

APOCALYPSE NOW (1979)

A obra-prima de guerra, conduzida pelo mestre Francis Ford Coppola (da trilogia O Poderoso Chefão) entrou para a história do cinema, mas perdeu o prêmio de Melhor Filme no Oscar para Kramer vs. Kramer, de Robert Benton. O filme narra a missão de um capitão (Martin Sheen) na busca para encontrar e matar o coronel (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja. Para muitos críticos é o filme definitivo sobre a Guerra do Vietnã.

 

 

NASCIDO PARA MATAR (1987)

Que Stanley Kubrick é um gênio, todos nós sabemos. E figuras como ele muitas vezes são incompreendidas no seu momento mais produtivo. Basta lembrar a consagração tardia de O Iluminado e Laranja Mecânica. Com Nascido para Matar, não poderia ser diferente. O longa sobre a batalha no Vietnã – e as loucuras da guerra na figura do Sargento Hartman  – não foi nem indicado a Melhor Filme e levou uma simples indicação na categoria Roteiro Adaptado. Hoje sabemos que o filme é o clássico do gênero nos anos 80. Quem arrisca dizer o contrário?

 

O RESGATE DO SOLDADO RYAN E ALÉM DA LINHA VERMELHA (1998)

Podemos dizer que o Oscar de 1999 foi a maior injustiça ao gênero. Dois filmes de guerra, Além da Linha Vermelha, de Terrence Mallick, e O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg, perderam o prêmio principal para… Shakespeare Apaixonado. No filme do diretor de ET, Tom Hanks lidera um pelotão que parte em busca de um soldado desaparecido, em meio a Segunda Guerra Mundial. O segundo, mais focado no lado psicológico, mostra a reação e a experiência pessoal de cada personagem.

 

SOLDADO ANÔNIMO (2005)

O diretor Sam Mendes teve, em 1999, seu momento de consagração com Beleza Americana, mas em 2006 foi injustiçado com Soldado Anônimo, filme sobre o comportamento e a pressão de jovens soldados durante a formação militar e o combate no Iraque – o verdadeiro “estado de guerra”. Não foi ao menos indicado na categoria de Melhor Filme, onde reinavam à época Brokeback Mountain e Crash – No Limite, o vencedor.

Além de fazer referência aos clássicos citados acima, Apocalypse Now e Nascidos pra Matar, a película explora a destruição psíquica e emocional de jovens que entram nas forças armadas. Muito se falou que Guerra ao Terror era o filme definitivo sobre o conflito no Iraque, mas Soldado Anônimo também é uma ótima proposta e merecia pelo menos a nomeação.

 

 

CARTAS DE IWO JIMA (2006)

Em 2006, Clint Eastwood lançou dois filmes sobre o conflito na ilha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial: A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima. O segundo, a perspectiva dos japoneses do combate. Mesmo falado na língua oriental – Rob Marshall poderia ter se inspirado ao fazer Memórias de uma Gueixa – foi indicado a Melhor Filme no Oscar 2007, mas perdeu para Os Infiltrados, do Scorsese.

 


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Guerra ao Terror vingou o gênero. Relembre os filmes injustiçados no Oscar