Bem longe de Ipanema, os cineastas Guto Barra e Béco Dranoff resolveram mostrar a relevância que a música brasileira tem para o mundo. Abordando a bossa nova até a new rave de CSS, o trabalho dos dois rendeu o documentário Beyond Ipanema: Brazilian Waves in Global Music, que recentemente estreou no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Atualmente, ambos vivem em Manhattan, onde tiveram a oportunidade de presenciar de perto a força que a música brasileira tem na metrópole. A música brasileira está presente em muitos lugares: no jazz, no pop, na eletrônica. Esse é justamente o ponto que o filme traz, afirma Barra. Artistas e produtores locais estão sempre inovando com fusões super-interessantes, adiciona Dranoff.
Com entrevistados como David Byrne, Devendra Banhart, Caetano Veloso e M.I.A., a dupla Barra e Dranoff também mostra como o conceito de sucesso no exterior está em constante mudança, ainda mais com a internet. Os artistas brasileiros que mais venderam discos no mercado americano foram o Sergio Mendes e Bebel Gilberto, diz Guto. Mas se você fizer uma pesquisa no YouTube hoje em dia, por exemplo, o CSS e o Bonde do Rolê tem alguns milhões de hits a mais do que o Sergio ou a Bebel, compara.
Beyond Ipanema também traz diversas curiosidades como a história de uma escola pública do Harlem em que o samba é o principal gênero ensinado. Ou a de Joel Stones, brasileiro radicado em Nova York e dono da loja Tropicália in Furs, especializada em LPs brasileiros raros. No filme, é possível ver que ele vendeu um compacto de OSeis, primeiro nome dos Mutantes, por US$ 5 mil para um fã da Califórnia. É provavelmente o disco brasileiro mais caro do mundo, conta Barra.
O documentário também relembra o episódio em que a cantora singalesa M.I.A. entrou em contato com funk brasileiro. No dia em que ela entregou o master de seu primeiro disco para a gravadora, ela acabou ouvindo o funk carioca pela primeira vez. Ela ficou tão transtornada, que ligou para a gravadora e mandou parar tudo, para que ela pudesse refazer o disco, já que tinha que pensar novamente no conceito de música,.
O QUE É QUE A BAIANA TEM?
Para os cineastas, a música brasileira é apreciada ao redor do mundo. Mas existem cenas muitos fortes em grandes capitais como Londres, Berlin, Paris e Tokyo, adiciona Dranoff. E afirmam que vários fatores e gêneros musicais colaboraram para que a exposição da sonoridade brasileira acontecesse.
Entretanto, primeiro foi a Carmen Miranda, que foi muito importante para colocar o Brasil no mapa e, como diz o Ruy Castro no filme, infiltrou a música brasileira em Hollywood, o que foi uma coisa heróica, relembra Barra. A Carmen foi a primeira a abrir as portas e desde então os ciclos se repetem, adiciona Drenoff.
Outro gênero que colaborou para a divulgação da música brasileira no exterior foi a Bossa Nova, que trouxe uma percepção do Brasil como uma coisa sofisticada e moderna, que ficou até hoje no subconsciente de muitos americanos, afirma Barra.
Citando o jornalista e produtor musical Nelson Motta, Dranoff ainda relembra o grande feito que o disco Getz/Gilberto, resultado da parceria entre o saxofonista norte-americano Stan Getz e João Gilberto, conquistou ao receber quatro Grammys em 1964. Naquele ano isso significava concorrer com os Beatles, Rolling Stones, Elvis Presley e Frank Sinatra.
BEYOND IPANEMA NO BRASIL
Segundo Barra e Drenoff, o documentário deve estrear comercialmente no Brasil em 2010. A idéia é fazer o circuito internacional de festivais primeiro, afirmam. O documentário vai participar ainda este ano de festivais no Brasil, na Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha e Nova Zelândia.
Os cineastas ainda prometem que uma trilha sonora do filme também pode acompanhar o lançamento de Beyond Ipanema. O comentário que mais ouvimos depois da nossa estreia no MoMA foi que o filme dá vontade de ouvir todas aquelas músicas, conta Barra.
Drenoff ainda diz que o projeto incluí cerca de 50 gravações diferentes de artistas consagrados como Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Mutantes, até gente novíssima como Garotas Suecas, CSS, Bonde do Rolê e muitos mais. Também temos algumas músicas originais gravadas para o filme pelo produtor Flávio Lemelle aqui em Nova York, conclui.
Confira o trailer: