O presidente do departamento da Nintendo para a América, Reggie Fils-Aime, disse à Agência Efe em Los Angeles, durante a megafeira de entretenimento E3, que o novo videogame Wii U será tão revolucionário como o antecessor Wii, que foi líder de mercado e vendeu quase 100 milhões de unidades em todo o mundo, apesar do ceticismo inicial.

Se com o Wii a Nintendo buscou fomentar em 2006 o jogo em grupo frente ao poderio gráfico das concorrentes, com o Wii U a empresa japonesa pôs o foco no comando de controle, habitualmente um acessório, frente ao próprio console, relegado agora a complemento.

Essa nova perspectiva representa para Fils-Aime um “agente de mudança” que será um fenômeno a se imitar, como ocorreu com o Wii, cujo conceito foi seguido pela Sony e Microsoft anos depois com Move e Kinect, respectivamente.

“A Nintendo segue seu próprio caminho. Há um ano, quando dissemos que estávamos introduzindo um novo sistema em torno deste comando, todas as nossas concorrentes riam, mas agora não riem mais. Estão pensando em como conseguir fazer o mesmo”, afirmou o executivo, convencido do potencial da novidade.

O Wii U será lançado nos mercados do Japão, Estados Unidos e Europa no fim do ano com um preço ainda não revelado. Pouco a pouco se conhecem mais detalhes sobre o novo aparelho.

“Hoje estamos exibindo em torno de 70% do potencial do Wii U”, explicou Fils-Aime sobre a apresentação da Nintendo na E3, feira que termina nesta quinta-feira em Los Angeles. Segundo ele, a empresa priorizou os jogos para o novo console, em vez de outros trabalhos, como os serviços online.

“Estamos simplesmente começando a ajudar as pessoas a entender toda a proposta. Quando estiver tudo pronto para o lançamento, acho que haverá um enorme entusiasmo pelo Wii U”, comentou.

Até o fim do ano, a Nintendo promete lançar mais de 30 jogos específicos para o Wii U, compatíveis com os conteúdos e os periféricos do Wii, entre eles os de empresas como Ubisoft e Warner, assim como as franquias próprias da Nintendo, como Super Mario.

A Electronic Arts (EA) confirmou que lançará ao mercado a saga esportiva “Fifa” para o Wii U, console de alta definição, com conexão de HDMI e entrada USB. Mas a essência de seu rendimento estará no comando Gamepad, um meio-termo entre um tablet e um joystick de Xbox ou PlayStation.

O Gamepad possui tela tátil, giroscópio, acelerômetro, câmera de vídeo e microfone para chat. A novidade permite que os usuários joguem ou assistam a filmes indistintamente no televisor ou no comando.

A versatilidade do novo comando gerou dúvidas sobre a capacidade da bateria para atender às exigências dos usuários, mas Fils-Aime insistiu que não há motivos para grandes preocupações.

“Não temos uma meta fixa, mas se um de nossos objetivos é que um usuário jogue um jogo no Gamepad enquanto alguém assiste à televisão, minha estimativa é que tenhamos pelo menos cinco horas de bateria. Também queremos uma forma fácil de recarga e uso contínuo do Gamepad enquanto se carrega”, esclareceu o presidente da Nintendo América. 


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Nintendo prevê sucesso revolucionário do Wii U