A Nintendo se impôs um complexo objetivo: atrair os jogadores “solo” sem renunciar à proposta de divertir toda a família com o “Wii U“, que surpreendeu com uma tela sensível ao toque, assemelhando-se a um tablet.
A conferência da Nintendo que abriu a Electronic Entertainment Expo (E3), nesta terça-feira (7), em Los Angeles, teve como protagonista este console, que pretende ampliar o conceito de jogo em grupo proposto pelo Wii.
Para isso criou o Wii U, que será capaz de suportar conteúdos em alta definição e cujas vendas serão iniciadas em 2012. O console chama a atenção por sua tela tátil de 6,2 polegadas e câmeras frontal e traseira, através das quais os usuários poderão se comunicar por videoconferências.
“Trata-se de um novo console infinitamente complexo e perfeitamente simples ao mesmo tempo, que mudará a forma de interagir”, explicou o presidente da Nintendo America, Reggie Fils-Aime, responsável por explicar as características do console no evento.
Embora uma das grandes possibilidades do Wii U seja sua capacidade de rodar os jogos em sua própria tela, sem a necessidade de um televisor, ele não renuncia a enriquecer a experiência multijogador, de modo que os usuários que optem pela tela do console poderão ver sua perspectiva como única, e os jogadores com um comando convencional terão que se conformar com a tela dividida.
Mas o que realmente dá credibilidade à intenção da Nintendo de atrair todos os tipos de públicos é a variedade dos primeiros títulos anunciados para o console, que vão desde as divertidas aventuras das “LEGO City Stories” até as experiências de combate de “Battlefield 3“.
“Darksiders 2”, “Assassin’s Creed”, “Tom Clancy: Ghost Recon”, “Dirt”, “Aliens Colonial Marines”, “Metro Last Night” e “Tekken” (com uma função para pintar as caras dos personagens) compartilharão deste modo console com propostas mais intuitivas, como títulos protagonizados por Super Mario e jogos de esportes ao estilo dos conhecidos “Wii Sports”.
Para Fils-Aime, serão os desenvolvedores de jogos que, com sua criatividade, conseguirão tirar proveito de todas as possibilidades do console.
Os controles e os jogos do antigo Wii serão compatíveis com o novo modelo, enquanto o controle da nova versão não poderá ser utilizado no console da anterior.