A preparação do ator de Teatro Musical
Em 2011, o Brasil chegou ao posto de terceiro maior produtor de musicais do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Este ano, o setor confirmou o bom momento, lotando casas em peças como Tim Maia – Vale Tudo, Hair e Priscilla, a Rainha do Deserto. Com o mercado em expansão, as cortinas vermelhas estão abertas para novos talentos. E os artistas buscam formação e aperfeiçoamento para batalhar por um lugar sob os holofotes.
Hoje, grande parte dos artistas brasileiros que participam de peças musicais profissionais desenvolveram, separadamente e em diferentes momentos, as três habilidades necessárias para o gênero: o canto, a dança e a atuação. São, por exemplo, atores de formação que aprenderam a dançar e cantar. Ou cantores e bailarinos que foram atrás de cursos de teatro. Nos últimos anos, ganharam força os cursos para teatro musical com propostas pedagógicas específicas.
Myra Ruiz, 19 anos, que integrou o elenco da peça Mamma Mia (2010) e estará em cartaz com o espetáculo Fame a partir deste sábado (12), é um exemplo de artista que optou por se especializar em teatro musical. Em uma viagem a Nova York, em 2009, ela se encantou ao assistir às peças Hair, A Pequena Sereia e Chicago. Ao retornar ao Brasil, iniciou um curso de teatro musical na escola especializada Teen Broadway. Mais tarde, a atriz, que já possuía conhecimento anterior em dança, complementou sua formação na conceituada escola Professional Performing Arts, em Nova York.
Myra acredita que, além de desenvolver habilidades técnicas, ela aprendeu, com os cursos, a se “comportar profissionalmente”. “Quando comecei a fazer audições para teatro musical, por exemplo, já sabia o que tinha de fazer, porque aprendi no curso. Você estuda especificamente para isso”, explica.
Percebendo a demanda por atores musicais completos, o ator Ricardo Marques, 26 anos, idealizou e fundou em São Paulo, no ano de 2010, a escola de teatro musical 4Act. O estabelecimento, hoje com cerca de 100 alunos, oferece cursos básicos, intermediários e avançados de imersão. “Pela quantidade de produções que estão vindo ao Brasil, hoje é possível viver de teatro musical. Há pouco tempo, havia no máximo duas peças por ano. Hoje, temos até oito peças em cartaz ao mesmo tempo, e o mercado precisa de pessoas capacitadas”, explica o empresário.
Ricardo, que estudou na escola Cap21, em Nova York, conta que, como artista, sonhava em ter no Brasil uma escola nos moldes que ele encontrou no exterior, em que os alunos aprendem “pensando em teatro musical”. Para criar a grade curricular de seus cursos, Ricardo levou em conta a realidade cultural brasileira. Ele criou, por exemplo, aulas de condução de carreira, em que os alunos aprendem, entre outras coisas, a administrar as finanças nos períodos em que ficam sem trabalho, longe dos palcos.
Sacrifícios e conquistas
Apesar de o teatro musical pagar bem – cerca de R$ 4 mil a R$ 5 mil de salário para papéis secundários -, a profissão tem seus poréns. Maiza Tempesta, ex-bailarina de peças da Broadway e fundadora da escola paulista Teen Broadway, que formou nomes importantes como Tiago Abravanel (ator de Tim Maia – Vale Tudo), explica que o ator de teatro musical precisa desenvolver uma “estrutura emocional forte” para lidar com as frustrações.
Ao ser questionada sobre as melhores e piores partes de ser um ator de teatro musical, Maiza responde: “A melhor parte é estar no palco, pois todo artista quer dividir seu trabalho com a plateia. A pior parte é ficar sem trabalho. Nos musicais, o primeiro critério de seleção é o tipo físico. Por isso, às vezes você é um excelente ator, mas não é selecionado para certo papel por não ter o perfil exigido. É comum ficar alguns meses sem trabalho, então você tem de amar o que faz. Sua estrutura emocional tem de ser enorme para aguentar. Você faz muitas audições e ouve muito mais ‘não’ do que ‘sim’, principalmente se está começando”.
E mesmo para os artistas que já conquistaram seu espaço e não dependem mais de outras atividades para pagar as contas no fim do mês, não há tempo para relaxar. Após o estresse das audições, os atores selecionados ensaiam a peça durante um mês e meio a dois meses antes da estreia, seis dias por semana, de oito a dez horas por dia. Uma vez que a peça entra em cartaz, os atores são exigidos fisicamente em apresentações que duram até três horas.
O ator Luciano Andrey, 32 anos, vive a drag queen Mitzi, protagonista da elogiada montagem nacional de Priscilla, a Rainha do Deserto, em cartaz em São Paulo. O ator, que há dez anos se mudou de Campinas para a capital com R$ 200 no bolso e o sonho de se realizar profissionalmente nos palcos, garante que não se acomodou em razão do sucesso. Ele ainda vai a aulas de canto e de dança, além de cuidar muito bem da saúde e do corpo.
“É um trabalho diário e você tem de ter disciplina. Tem coisas que você não pode parar. Caso contrário, não aguenta os ensaios e vai estacionando no mesmo lugar”, afirma Luciano. Ele acredita que, para prosseguir na carreira, o artista precisa ter mais vocação e persistência do que talento. “Há atores que são geniais em cena mas não conseguem construir uma carreira. Alguém que não é um puta bailarino, cantor ou ator pode ir mais longe se bancar a ideia de viver essa vida. A pessoa não pode ter medo de levar não. Eu já fui reprovado em muito teste”, afirma.
“Acho que, para quem está começando, é necessário saber o que te move. Se o que te move é a vaidade, talvez você desista mesmo, porque é uma carreira difícil”, alerta Luciano. “Teatro tem um poder de transformação poderoso. E eu vejo isso pelo Priscilla, que trata da história de um pai drag queen que sai em busca da aceitação do filho. Eu vejo as pessoas felizes ao final do espetáculo. O que me move na arte é o poder de transformar as pessoas e a sociedade”, conclui.
ONDE FAZER CURSOS DE TEATRO MUSICAL EM SÃO PAULO
4ACT PERFORMING ARTS
www.4act.art.br
Rua Cunha Gago, 331 – 2º andar
Pinheiros – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3034-2868
CASA DE ARTES OPERÁRIA
www.casadeartesoperaria.blogspot.com.br
Rua Sacramento Blake, 88
Mooca – São Paulo (SP)
Tel: (11) 2618-5540
ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA
www.wolfmaya.com.br
Rua Frei Caneca, 569 – 3o. andar
Shopping Frei Caneca – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3472-2444/ 3472-2424
SENAC SÃO PAULO
Rua Scipião, 67
Lapa – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3866-2500
TEEN BROADWAY
www.teenbroadway.com.br
Av. Brasil, 649
Jardim Paulista – São Paulo (SP)
Tel: 11 3052-0763