Leitura, palavras cruzadas, ginástica para o cérebro, redes sociais, jogos online: como cada um desses estímulos interfere na capacidade cognitiva do cérebro?
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Embora todo estímulo exija do cérebro energia para compreensão, entendimento e assimilação das informações, nem tudo o que fazemos diariamente – seja no digital ou de forma analógica –, faz bem para o nosso órgão mais importante do corpo humano.
Com a ajuda da neurocientista do SUPERA – Ginástica para o Cérebro, o SUPERA fez uma lista com 20 recursos, seus pontos positivos e negativos para você usar melhor o cérebro e o celular em 2023, confira:
1) Ábaco – instrumento milenar para cálculos
Ponto positivo: É uma ferramenta incrível e que ajuda a desenvolver agilidade de raciocínio através de cálculos matemáticos visuais, e não apenas abstratos como na matemática convencional. O treino com o ábaco promove alterações de plasticidade no cérebro que aumentam a eficiência do processamento de informações em regiões relacionadas visual-espaciais, que consequentemente ampliam o poder de desempenho de diversas outras redes neuronais integradas.
Ponto negativo: Você precisa ser persistente para não desistir no primeiro obstáculo, mas fique tranquilo: por meio da prática de ginástica para o cérebro é possível desvendar o ábaco de forma gradual e assertiva. A persistência no treino é essencial para o cérebro ter tempo suficiente para criar as novas conexões!
2) Instagram
Ponto positivo: É a rede social das fotos, vídeos e stories, hoje uma das mais utilizadas no mundo. Excelente para acompanhar a rotina dos amigos, familiares, apoiar o empreendimento de alguém e seguir produtores de conteúdo do seu interesse.
Ponto negativo: Não oferece desafio ao cérebro, contribuindo em muitos casos para uma alienação mesmo em meio a muitas informações que o aplicativo oferta a todo instante. Não há filtro nos conteúdos, e está repleto de notícias falsas e conteúdos mentirosos, exigindo um bom senso crítico para não ser enganado pelo algoritmo.
3) Palavras cruzadas
Ponto positivo: É de fácil realização e pode ser encontrado na banca de revistas, na internet e nos aplicativos de celular. Promove um treino de linguagem interessante para estimular o vocabulário e a memória em todas as fases da vida. Com a idade, temos a tendência de perder a habilidade de fluência verbal, então todo exercício de linguagem é bem-vindo para manter o cérebro afiado.
Ponto negativo: Originalmente foi criado para que o executor utilize a memória e o seu conhecimento de mundo. Tem suas limitações quanto ao efeito de estímulo da capacidade cognitiva, principalmente se a pessoa ficar estagnada em um nível de dificuldade fácil.
4) Tik Tok
Ponto positivo: Aplicativo extremamente acessado para produzir e consumir vídeos curtos. Para quem gosta de produzir vídeos, o app representa uma fonte de divulgação rápida do seu conteúdo e desafia o cérebro a aprender funcionalidades de efeitos e edições. Para quem gosta de assistir, pode encontrar ótimos produtores de conteúdo de receitas, moda, maquiagem, dança, fitness… sem contar os divertidíssimos animais de estimação, afinal de contas, rir faz bem!
Ponto negativo: A dinâmica de vídeos curtos e rápidos coloca o cérebro em constante estado de alerta e, segundo alguns especialistas, com potencial altamente viciante. É a única rede social que tem um aviso da própria rede para que o usuário abandone a plataforma quando passa muito tempo nela, o que chama atenção para a exposição ruim da condição cognitiva neste cenário. Exige bastante autocontrole!
5) Xadrez
Ponto positivo: Desde o primeiro contato ao conhecer as regras do xadrez, até vencer uma partida, o aprendizado do jogo requer o envolvimento de funções cognitivas complexas, como: memória de trabalho, visão espacial, raciocínio abstrato, controle inibitório, planejamento e tomada de decisão. O reforço dessas funções por meio do aprendizado de xadrez vai impactar positivamente em muitas outras atividades diárias que utilizam essas mesmas regiões do cérebro!
Ponto negativo: Por ser um jogo cheio de regras, com diversas peças caracterizadas por movimentos diferentes, o aprendizado depende de dedicação e foco. Tal aprendizado será mais eficaz se houver um professor ou mediador experiente auxiliando.
6) Facebook
Ponto positivo: Além das fotos e posts dos amigos, é uma grande rede de marketplace e comunidades. Pode ser palco de discussões sociais importantes dentro de comunidades temáticas, sejam elas públicas ou fechadas. É uma rede muito útil para empreendedores, pois uma página bem avaliada pelos seus clientes é garantia de novos contatos!
Ponto negativo: Da mesma forma que boas discussões acontecem, também há espaço para notícias falsas, posts agressivos e desinformação, fique atento!
7) Dobble
Ponto positivo: Existem pelo menos 5 maneiras diferentes de jogá-lo, para 2 até 8 jogadores. É visualmente bastante atrativo e possui temas para todos os gostos. A sua dinâmica trabalha muito o controle inibitório, que é a capacidade de regular os impulsos para atingir um objetivo, sendo super útil para jogar com crianças a partir dos 6 anos, que é a fase em que essa capacidade cognitiva começa a surgir.
Ponto negativo: Por ser um jogo que exige velocidade, os novatos podem sentir dificuldades para jogar com um grupo onde a maioria já conhece.
8) Twitter
Ponto positivo: É uma das redes mais antigas e prioriza a opinião de pessoas importantes e com grande relevância social. É um local para entender o mundo e quem mais tem relevância nele.
Ponto negativo: É uma das redes mais agressivas, onde surgem a maioria das notícias falsas produzidas na internet, ainda com baixa regulação e conhecida por incentivar o discurso de ódio.
9) Leitura
Ponto positivo: A leitura é uma ferramenta incrível para o cérebro. Ser alfabetizado significa construir um circuito novo no cérebro, apto a integrar diversas informações sensoriais para dar significado às palavras e frases. Ter o hábito de fazer leituras em profundidade (livros em papel, textos com vocabulários ricos) fortalece a capacidade de pensar e torna a pessoa cada vez mais apta a aprender e se desenvolver.
Ponto negativo: Não temos pontos negativos quando falamos de leitura, porém, em tempos de internet, esteja atento às fontes do que vai ler e fuja da tentação de ficar apenas nas leituras fáceis e fragmentadas. Ler é um estímulo incrível. O desafio, se você já lê, é procurar outros assuntos e autores que incentivem o pensamento crítico.
10) Torre de hanoi
Ponto positivo: Jogo clássico de estratégia e raciocínio lógico. Possui as mais variadas versões on-line e em aplicativos, o que pode torná-lo mais rico em níveis de dificuldade.
Ponto negativo: No jogo físico, após jogar várias vezes, a estratégia passa a ficar automática.
11) Jogo de damas
Ponto positivo: Tem regras e dinâmica um pouco mais simples que o xadrez. Além de ser um jogo físico com baixo custo, está disponível em diversos aplicativos. Trabalha bastante o pensamento flexível e estratégico, uma vez que é necessário planejar as jogadas tentando prever o que o oponente poderá fazer depois.
Ponto negativo: Após a pessoa se acostumar com ele, precisará jogar com pessoas diferentes para que ele fique mais estimulante.
12) Jogo – Rummikub
Ponto positivo: Jogo muito famoso e premiado. Combina elementos de vários outros jogos, de rummy (jogo de cartas), Dominó, Mahjong e Xadrez. Excelente para jogar em família. Cognitivamente atua nas habilidades de análise, síntese, memória e raciocínio lógico.
Ponto negativo: Você pode querer jogar todos os dias!
13) Jogo – Abalone
Ponto positivo: Um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores, sendo que o objetivo é empurrar as esferas do rival para fora do tabuleiro. Exige bastante estratégia e raciocínio, além de aperfeiçoar a orientação espacial, memória de trabalho e a capacidade de ter uma atitude mais planejada e menos impulsiva.
Ponto negativo: Tão envolvente que o perdedor pode querer revanche!
14) Parede colorida
Ponto positivo: Excelente jogo para as crianças, pois além de estimular a visão espacial e a criatividade, exercita a coordenação motora fina. Pode ficar mais desafiador para o cérebro se a meta for encaixar as peças sem deixar as mesmas cores encostarem!
Ponto negativo: Após jogar várias vezes, as pessoas tendem a repetir a estratégia que mais funcionou.
15) Fantasma blitz
Ponto positivo: O fantasma começou a tirar fotos de objetos ao seu redor e percebeu que as fotos saiam com cores alteradas. Seu objetivo é identificar qual é o objeto a ser capturado em cada rodada a partir das cartas. Um jogo super lindo que exercita a memória de trabalho, ou seja, a habilidade de lidar com informações simultâneas sem se perder!
Ponto negativo: Você pode comprar para dar de presente, mas acabar ficando com ele!
16) Hora do rush
Ponto positivo: O objetivo é tentar sair da confusão de carrinhos o quanto antes e com a menor quantidade de movimentos possíveis. São 40 desafios em diferentes níveis de dificuldade para testar as habilidades de visão espacial e de planejamento estratégico. Poder jogar sozinho também é uma vantagem.
Ponto negativo: Cuidado para não perder as peças!
17) Dixit
Ponto positivo: Já teve mais de 5 milhões de cópias vendidas. Um jogo que encanta pelo visual, e de dinâmica extremamente desafiadora para o cérebro, pois leva a sério as habilidades de imaginação, criatividade, memória e concentração! Proporciona uma experiência diferente a cada jogo, pois se torna um meio de expressão artística e emocional das pessoas.
Ponto negativo: Pode não ser acessível financeiramente a todos. Você pode perder a noção do tempo!
18) Território
Ponto positivo: Jogo com um objetivo direto e regras simples, porém desafiador em termos de estratégia. Os jogadores precisam encaixar todas suas peças no tabuleiro, reavaliando a estratégia adotada a cada rodada, a partir dos movimentos dos outros jogadores. Exercita bastante a percepção visuoespacial e a atenção. Existem também algumas versões on-line.
Ponto negativo: Após jogar várias vezes, as pessoas tendem a repetir a estratégia que mais funcionou, deixando de experimentar outras abordagens.
19) Tesouro do dragão
Ponto positivo: É um jogo de memória, mas não apenas um jogo de memória. O objetivo é ganhar o maior número de cartas, com uma boa pitada de lidar com o risco de perder tudo. O jogo enfatiza a tomada de decisão: “Devo parar ou continuar?”, pois é possível continuar jogando e perder tudo que conquistou. Cognitivamente trabalha a memória e o risco calculado!
Ponto negativo: Você pode se apaixonar!
20) Ginástica para o cérebro:
Ponto positivo: É uma metodologia que organiza os pontos positivos de tudo que estimula e faz bem ao cérebro, promovendo práticas incríveis em grupo. Os princípios de novidade, variedade e grau de desafio crescente, somados às competências socioemocionais são o combustível perfeito para enriquecer o aprendizado ao mesmo tempo que estimulam as funções essenciais ao bom funcionamento do órgão que guarda nossa identidade – o cérebro.
Ponto negativo: Você precisará organizar sua agenda para não faltar ao compromisso com sua turma!