“Beetlejuice – O Musical” desembarca no Brasil com Eduardo Sterblitch e mais (Foto: Leo Aversa)

No final dos anos 80, o cultuado diretor Tim Burton lançou um clássico instantâneo, que atravessou gerações, a comédia “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem”. O sucesso foi tamanho que após 30 anos, o filme se transformou em um musical da Broadway, em 2019.

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E agora, finalmente, o espetáculo desembarcou em terras tupiniquins, com direção artística de Tadeu Aguiar, direção geral de Renata Borges Pimenta e visagismo assinado por Anderson Bueno. O musical segue em temporada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e em fevereiro, os paulistanos recebem o musical no Teatro Liberdade.

A montagem brasileira possui um elenco com 26 atores, além de Eduardo Sterblitch (Beetlejuice)Ana Luiza Ferreira (Lydia Deetz), João Telles (alternante Beetlejuice), Lara Suleiman (alternante Lydia Deetz), Helga Nemetik (Barbara Maitland), Marcelo Laham (Adam Maitland), Laura Visconti (cover Bárbara) entre outros. Novos atores irão fazer parte da montagem em São Paulo. O diretor Tadeu Aguiar não esconde a empolgação: “foi um desafio encontrar um elenco que cantasse, dançasse e, principalmente, fosse de bons atores. Acho que chegamos a um elenco excepcional. Foram mais cinco mil inscritos, mais de quinhentos testados”, celebra.

O premiado makeup designer Anderson Bueno, que assina o visagismo do espetáculo, conta sobre a inspiração para compor a assinatura dos personagens. “Quis fazer uma homenagem a estas duas montagens que são assinadas por dois grandes maquiadores que eu admiro demais. Vê Neil, que assinou a caracterização do filme e Joe Dulude II, que assina o musical da Broadway. Aqui no Brasil tivemos a liberdade de criação, trazendo uma nova proposta. Sendo assim, trouxe elementos de um personagem criado pelo mestre Chico Anysio – Bento Ribeiro, o Vampiro Brasileiro, personagem que me divertiu muito. Acho que ‘Beetlejuice’ é uma mistura de todos estes seres engraçados e politicamente incorretos que habitam nosso imaginário”.

“Beetlejuice – O Musical” tem libreto original de Scott Brown e Anthony King e música de Eddie Perfect. A versão brasileira é de Claudio Botelho“Nunca tivemos tantas possibilidades de trabalho, como temos agora. Seja para TV, cinema ou mesmo teatro. O streaming abriu ainda mais as possibilidades. Vejo o mercado extremamente aquecido, com ótimos profissionais disponíveis. O que mais me incomoda é ainda ter que importar muito material de fora, em especial os de FX. Temos ótimas marcas nacionais, inclusive com o selo ‘cruelt free’, com ótima resistência, mas pecamos quando o assunto são efeitos especiais”, destaca Bueno.

Tadeu Aguiar revela que o icônico filme que originou o musical foi também uma fonte de inspiração para sua direção. “Revi o filme e assisti o espetáculo na Broadway. Adoro a estética imposta pelo Tim Burton e seria tolo de não usar essa inspiração. É meio como o movimento antropofágico da semana de 22. Beber na fonte e reescrever do nosso jeito”. O diretor pontua, entretanto, que tudo tem uma assinatura autoral. “A peça terá um olhar brasileiro, humor nosso, de artistas com características histriônicas. Isso é bom para muitos personagens do espetáculo”, complementa.

“Fizemos dois testes de caracterização. Existe uma imagem muito específica já construída para o ‘Beetlejuice’, sendo assim, o lance foi brincar com as possibilidades e trazer novos elementos que traduzem a personalidade que está sendo criada pelo ator. Na base da maquiagem utilizamos um ‘clown líquido’ na cor cinza, desenvolvido pela color make, com exclusividade para o espetáculo. Depois temos os tons preto, roxo, amarelo e claro, pitadas de verde”, explica Anderson Bueno sobre a criação e paleta de cores do protagonista.

Com direção de Tim Burton, o filme “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem” foi um grande sucesso de bilheteria em 1988, tornando cultuado o personagem título, interpretado por Michael Keaton. A trama gira em torno de um casal recém-falecido em um acidente de carro (Alec Baldwin e Geena Davis) que se tornam fantasmas presos em sua antiga casa. Com a chegada de novos moradores (Catherine O’Hara, Jeffrey Jones e Winona Ryder), eles precisam da ajuda de um fantasma mais “experiente”, justamente o Beetlejuice, que se utiliza de métodos não muito ortodoxos para expulsar os inquilinos recém-chegados.

O musical estreou na Broadway com grande sucesso de público e crítica, sendo ainda indicado a sete Drama Desk Awards, 4 Drama League Awards e 4 Outer Critics Circle Awards. A montagem brasileira pretende manter todo o humor e magia que fizeram dessa história um clássico moderno.

“Joaquim Lopes, por exemplo, está hilário e no personagem dele, optei por uma peruca com topete alto, toda marcada e bem alinhada. Flávia Santana, que faz Adélia, tem um verdadeiro desfile de looks. Cada entrada dela possui um figurino exuberante. Então, o visagismo não podia ficar atrás, ela troca quatro vezes de peruca. Sylvia Massari, brilhantemente na pele de Juno, mãe do ‘Beetlejuice’, está irreconhecível. Já tive o prazer de trabalhar com ela em ‘A Gaiola Das Loucas’ – é simplesmente uma aula de postura e dedicação. Para ela, propus um visual quase cadavérico, mas elegante. Preciso destacar o essamble, que faz simplesmente cinco trocas rápidas de maquiagem, incluindo os clones de ‘Beetlejuice’. Eles estão arrasando”, finaliza Bueno.

A ficha técnica é repleta de grandes nomes do teatro musical: Laura Visconti (direção musical), Renato Theobaldo (cenografia), Dani Vidal Ney Madeira (figurino), Sueli Guerra (direção de movimento/coreografia), Dani Sanchez (desenho de luz), Gabriel D´angelo (desenho de som), Anderson Bueno (visagismo), Ateliê San Roman (realização de perucas), Lucas Pimenta (assistente de direção) e Simone Centurione (assistente de direção e direção residente).


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"Beetlejuice - O Musical" desembarca no Brasil com Eduardo Sterblitch e mais

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