Na madrugada de sábado para domingo, quando o festival Planeta Terra 2008 já se aproximava do final, o público já tinha tido a chance de ver grandes apresentações, conduzidas por Animal Collective, Jesus and Mary Chain e Offspring. Difícil imaginar que o melhor dos shows do festival ainda estava por vir.

The Breeders, icônica banda do meio-oeste americano, veio à capital paulista pela primeira vez e não desapontou seus apaixonados fãs.

Bastou Kim Deal dizer que preparou músicas de todas as épocas da banda para o Indie Stage desabar aos gritos embalados por Huffer.

Mas o show começou mesmo depois de Shocker on Gloomtown, do Guided By Voices, que arrancou gritos de uma platéia fissurada, que também não teve a chance de ver a versão original de perto.

Quando os primeiros acordes de Divine Hammer começaram a rolar, um grupo de meninas foi às lágrimas, todas vidradas na guitarra de Kelley Deal, de performance irretocável.

“Achei que nunca veria Breeders ao vivo”, gritava entre soluços a estudante Paula Torres, de 20 anos. “Valeu a pena cada hora perdida no ônibus”, disse a menina, que veio com amigas de Cuiabá para São Paulo.

O chão tremia a cada faixa do álbum Last Splash que era executada. O hit Cannonball e sua clássica introdução arrancaram mais e mais lágrimas das fãs apaixonadas.

“Não somos uma banda de clássicos. Mas sabemos tocar uma música dos Beatles”, brincou Kim antes de tocar Hapiness Is a Warm Gun com muita energia. Cover para beatlemaniaco xiita nenhum botar defeito.

As meninas – e um menino – fizeram um autêntico show de rock: barulhento, elétrico, alto e agressivo. A banda mostrou por que é referência quando se trata de rock alternativo.

Logo depois do show, Kim e Kelley mostraram afetação zero no backstage, dirigindo-se para a van que as levaria de volta ao hotel carregando caixas, como se fizessem parte de uma banda iniciante. “A gente está passada com os fãs, o público de São Paulo é incrível”, disse Kelley, que parou para falar com o Virgula equilibrando uma caixa de papelão no joelho.


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The Breeders matam a fome dos fãs paulistanos no Planeta Terra