Nesta terça-feira (23/03) nós tivemos no chat o caçador de talentos, Luiz Antônio Rocha.
Luiz Antônio é diretor da peça Uma loira na lua, em cartaz no Teatro Cândido Mendes, Ipanema. Na televisão foi responsável pelo casting de Presença de Anita, Laços de Família, Coração de Estudante, Malhação e Mulheres Apaixonadas. Atualmente, Luiz esta produzindo o casting de dois filmes.
Conversamos com ele e descobrimos o que fazer para se tornar uma Celebridade!!!
Veja o que rolou:
Luiz, teve alguma pessoa que você selecionou, achando que não daria em nada e depois virou o maior sucesso?
Teve o contrário. O Rafael Calomeni (Expedito de Mulheres Apaixonadas). Que no início parecia uma grande promessa, mas pelo visto não deu muito certo.
O Rafael fez um excelente teste. Realmente foi uma surpresa o mau desempenho dele na novela. Todos achavamos que iria decolar. O papel foi
ficando pequeno. Acho que o que acontece com ele é que falta um pouco de humildade em querer estudar, fazer teatro, como Gianecchini, que é extremamente esforçado e até hoje faz aula de canto, está correndo paralelo a televisão.
Quais castings você está produzindo agora?
Estou produzindo um longa chamado Anjos do Sol, diretor Rudi Lagemam. Mais dois filmes sem data, chamam-se A Árvore e Tudo Passageiro, de Marcelo Taranto. E uma minissérie para HBO, feita pela Conspiração Filmes, em cima de um conto do Rubens Fonseca, chamado Mandraque. E inúmeros comerciais.
O que você acha desse monte de modelos que viraram atores e no fim das contas não deram certo em lugar nenhum?
Eu acho que pode ter sido um erro de escalação. Que o erro não tenha sido deles, e sim do produtor de elenco ou diretor que os escolheram para tal papel. Eu costumo dizer que no meu trabalho a matéria-prima é gente. Independente que seja ator ou não. Se tiver estudado teatro, mais possibilidades da pessoa executar com melhor qualidade o personagem. E gente é gente, eu posso achar no meio da rua, como achar numa agência de modelos ou melhor, numa escola de teatro. A questão ai que você está levantando é se a pessoa tem talento para tal função. Para isso é feito inúmeros testes. E tem meu olho clínico de anos de experiência. Às vezes, a pessoa tem talento mas não tem carisma, às vezes a pessoa tem carisma demais e não tem tanto talento assim. São duas coisas complicadas de se entender. Se o talento e o carisma tiverem juntos com certeza será um golaço. Isso nada impede que você sem carisma não possa ser um grande ator. Agora, sem talento fica difícil.
Que ator você realmente admira?
No momento, a atriz que estou dirigindo na peça Uma loira na lua, chamada Alessandra Richter. É uma comediante, extremamente engraçada e nos reunimos em Uma loira na lua nasceu exatamente com uma idéia na cabeça do diretor e uma atriz. Dos jovens atores, gosto muito da Regiane Alves, a Doris de Mulheres Apaixonadas, Ana Roberta Gualta, Paulinha de Mulheres Apaixonadas. Dos mais velhos, Tony Ramos, Vera Holtz e Natália do Vale.
Você organiza cursos em buscas de novos talentos?Algum em andamento?
Sim. Eu sou bastante convidado para dar cursos. Eu não gosto de da idéia de dar cursos relâmpagos. Relutei muito antes de começar a dar. Fiquei pensando o que poderia oferecer aos novos atores. E achei que se eu contesse um pouco de minha experiência, já seria muito bacana. Graças a Deus, meus cursos são um sucesso. Eu tenho um programado em São Paulo.
Antigamente diziam que para ser atriz era só fazer o teste do sofá. E hoje você acha que ainda rola alguma coisa coisa semelhante?
Acho que sim. Mas como em qualquer profissão tem picareta a dar na telha. Existem médicos que abusam de pacientes, existem arquitetos que constroem prédios que caem. Picaretas tem em todas as áreas. Acho que isso é coisa antiga, não posso responder pelos outros. Acho que cada vez mais está acabando. Pois o talento ou carisma é fundamental independente do sexo.
Luiz Antônio, sou totalmente alheia ao mundo de radio, tv, teatro, cinema como meio de carreira… ou seja mais uma apreciadora na verdade, o que tenho curiosidade é entender como é a rotina de trabalho no teatro ou na tv… quantas horas? contratos? como funciona a parte trabalhista…
É um trabalho massante. Diria que é quase um trabalho de operário. No teatro, normalmente você ensaia massivamente 6 horas por dia, numa média de 2 a 3 meses antes do espetáculo. O espetáculo estando em cartaz, o ideal é você chegar com 2 horas de antecedência para você se aquecer e checar todos os itens que você vai usar durante o espetáculo. Fora as aulas de corpo, voz, canto etc. Na televisão, dependendo do personagem que você faça, as vezes você grava 30 vezes por dia, todas tendo que estar decoradas. E você tem que estar sempre bem para fazer as cenas. Normalmente, os textos de televisão chegam muito próximo do dia de gravação, o que torna o trabalho extremamente cansativo para os atores. Quanto a parte trabalhista, você pode tentar consultar o SATED, Sindicatio dos Artista e Técnicos em Espetáculos, que tem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Lá eles poderão te dar informações precisas.
Tem filhos de atrizes ou irmão de atrizes lançando no mercado,já fazendo novelas, você acha que isso possibilita eles conseguirem um papel ? E se você deixou de selecionar um filho de ator para selecionar outro desconhecido?Quem?
Em toda carreira passa pela cabeça do filho em ser o que o pai é, que a mãe é, acho que isso é normal. Estou cançado de filho de médico ser médico. Como acho extremamente normal um filho de jogador de futebol, ser jogador de futebol. Acho que a família não prejudica, nesse caso até ajuda, mas não é certo que irá garantir um personagem na novela. O filho da Cristiane Torloni e a filha do Zé Maia fizeram teste para Mulheres Apaixonadas e não entraram na novela. Isso não significa nada. Acho que ajuda, ajuda.
E aí Darlenes, satisfeitas?