Obra que causou fúria na Holanda

Uma instalação de arte onde os visitantes são encorajados a tirar uma foto ao lado de um terrorista do Estado Islâmico esperando para decapitá-los foi criticada por políticos.

A obra, que faz parte de uma exposição no festival de arte e música Gogbot na cidade holandesa de Enschede, apresenta uma imagem em tamanho real do terrorista Jihadi John, vestido inteiramente de preto e impresso em uma placa de madeira.

Ao lado do carrasco do ISIS, sua vítima vestida com um macacão laranja cai de joelhos pouco antes de ser decapitada.

O rosto da vítima é, no entanto, cortado do tabuleiro, o que permite que os visitantes da exposição de arte posem para uma foto como uma vítima do ISIS.

A cobra de arte chamada “dor fantasma” foi criada por Anne Bothmer, de 22 anos, que argumentou que “caminhões dirigindo em meio a multidões, bombardeios e tiroteios causaram uma torrente maciça de reações irracionais”.

Bothmer escreveu: ‘Como espectador desses ataques, não queremos experimentá-lo, mas queremos fazer parte dele. O tom abrangente das mensagens no rescaldo amplifica um sentimento de vitimização colectiva dos cidadãos europeus.”

“No entanto, em comparação, havia apenas alguns que estavam realmente presentes nos ataques e o resto da Europa só os via através de imagens cinematográficas e fotográficas”, continuou.

Arjan Brouwer, da Plataforma Democrática, Enschede disse: “Convidamos urgentemente o prefeito a agir e remover imediatamente este elemento do Gogbot do evento”.

“Esta imagem de genocídio não pertence a este evento e confronta desnecessariamente nossos habitantes e crianças com o terrorismo, sofrimento humano e experiências traumáticas pelas quais eles passaram no país de onde fugiram.”

Bothmer disse que ficou surpresa com toda a comoção. Ela acrescentou: “Estou firmemente defendendo meu trabalho, embora eu entenda bem [as pessoas]”. Bothmer disse que “as reações dos visitantes são principalmente positivas”. A organização do festival e o prefeito de Enschede ainda não reagiram à indignação com a arte do Estado Islâmico.

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Reserve pelo menos três horas para explorar todas as áreas. Na foto, exposição de Antonio Ballester Moreno na 33a Bienal de São Paulo.
Reserve pelo menos três horas para explorar todas as áreas. Na foto, exposição de Antonio Ballester Moreno na 33a Bienal de São Paulo.
Créditos: Leo Eloy / Estúdio Garagem / Fundação Bienal de São Paulo.

 


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Obra com decapitação por terrorista causa fúria